quinta-feira, 29 de novembro de 2007

SÓCRATES E O NATAL

"A retórica de Sócrates leva-o a parecer dar sem nada pedir, prometer sem nada exigir, quebrando a lei da troca recíproca do laço social e político. Nisso faz lembrar o Pai Natal."

José Gil, "Visão", 29-11-2007

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

um incêndio chamado chavismo

enfim... o bastante foi já dito sobre a grosseria e a tacanhez pessoal de Chavez. Importa sobretudo perspectivar as consequências políticas para a américa do sul da política neo-castrista e pseudo-revolucinária protagonizada por Chavez. E falar da américa do sul é falar de como Chavez tem procurado financiar e alargar a sua esfera de influência naquele sub-continente, passando a mão no pelo e pagando campanhas políticas de testas-de-ferro, de "vozes do dono" como são Evo Morales na Bolívia e Rafael Correa no Equador - ambos são parte da folha de pagamentos de Chavez e da truculência ignorante do seu discurso político.
Contudo, o incêndio a que Chavez insiste fazer ignição começa a causar sérios problemas na estabilidade política dos seus comparsar e da américa do sul em geral... Álvaro Uribe, presidente da Colômbia desautorizou Chavez como interlocutor e mediador do conflito armado que naquele país acontece com as FARC (rebeldes marxistas subsidiados por Chavez, que mantêm em cativeiro Ingrid Bettencourt anterior candidata á presidência da Colômbia).
Agora Morales é confrontado com a possibilidade de cisão da Bolívia, pela ameaça da algumas das suas províncias mais ricas (6 em 9) declararem a independência caso a carta constitucional proposta por Morales - e elaborada pelo seu próprio punho - seja aprovada (enfim, pelos procedimentos, vemos como Chavez escolhe bem os seus acólitos!).
Veremos como se safam aqueles que pela trulência e pelo populismo insistem em incendiar todo um continente. Que fique igualmente clara que - ao contrário do primeiro-ministro - para mim Portugal não é nem pode ser a casa de Chavez!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O FUTURO É JÁ

Mais uma lista independente a vencer umas eleições autárquicas no concelho.
Motivo de reflexão para todos os partido políticos, nomeadamente para os 2 maiores.
Será que o farão?

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

terça-feira, 20 de novembro de 2007

A POLITICA INTERNACIONAL DO SR. SÓCRATES

São sem dúvida curiosas as regras que ditam a politica internacional do Sr. Sócrates.
Convida Robert Mugabe, recebe Hugo Chavez, e recusa-se a conversar com o Dalai Lama.

E não me venham com a desculpa da Presidência da União Europeia.
Os princípios não mudam.

Quem será o próximo?

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

DECISÃO CORAJOSA

A edição de hoje do Terras da Feira leva á primeira página, e com título de destaque a seguinte noticia:
Feira Viva “leva” menos 4.000 euros.

Uma diminuição de 4 mil euros num total anterior de 2.652 mil euros.
Temos então, 4 a dividir por 2.652 igual a 0,001.
Significa que a Câmara Municipal teve a coragem politica, provavelmente baseada em politicas inovadoras, de diminuir a contribuição para a empresa municipal em 0,1%.

Digam-me lá se isto não deve ser noticia...

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O AUTO-PROCLAMADO DEMOCRATA

Na sequência do post anterior aqui ficam as imagens.




Um auto-proclamado democrata que quer ser Presidente de um país para o resto da vida.

porque não te calas?

Demagogo, ditador, populista, rasca, arregimentador, provocador, mal educado, mentiroso, ilusionista, palrador, manipulador, tirano, agitador, déspota, medíocre, instigador, falacioso, preverso, verborrento, ordinário, logorrento, desqualificado... PORQUE NÃO TE CALAS?

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

OPINIÃO.


Pina-Fest *

«Exmo Sr. Director,
Ao que parece, e ao contrário do que nos querem fazer crer, nada muda por terras de Santa Maria da Feira. Quando estava já perto de acreditar que, do topo das Guimbras, o nosso mui belo e amado castelo abraçava satisfeito, através de suas torres, o progresso das ruas e gentes desta cidade, eis que de novo pequenos mas indesmentíveis sinais reacenderam-me a convicção de que aquelas pedras, ao invés de exultarem, apiedam-se chorosas do destino bastardo que coube em sorte aos que por cá habitam.
Enquanto lhe escrevo estas linhas, esperançoso de que o seu saber profundo sobre a história e os costumes da comunidade feirense possa ajudar-me a responder a algumas interrogações de que não logro desembaraçar-me sozinho, Santa Maria da Feira recebe mais um evento cultural, semelhante a outros em que tem sido pródiga nos últimos anos – desta vez não medieval, mas bem moderno, em torno da fabulosa invenção dos irmãos Lumiére; não de rua, mas confinado a espaços interiores, com projecção de filmes e a apresentação de espectáculos musicais.
Ora se a acuidade da iniciativa parece indiscutível, os espaços onde ela se realiza dão que pensar (creio que a mim como muitos/as outros/as) o que sendo em princípio uma pertinente virtude de qualquer iniciativa cultural (fazer pensar) é neste caso um empecilho notório ao desfrute pleno do cardápio artístico.
Numa rápida observação dos cartazes de divulgação do evento em causa, o FEST, saltam à vista as entidades organizadoras: CMSMF, a Feira Viva e a Associação Fest. Muito bem… entidades que nos merecem o maior crédito, três instituições de reconhecido mérito e provas dadas na promoção e desenvolvimento do concelho da Feira. Passamos depois os olhos pelos locais dos espectáculos musicais: Europarque (excelente); cine-teatro António Lamoso (insubstituível); e Escadas para o céu (para o quê?... Para o céu… E como na Feira o céu conduz necessariamente ao castelo, digo e repito, que as suas pedras choram lá no alto).
É aqui que o deambular concupiscente entre as memórias de luz e som do Lamoso se desvanece e começo a pensar, o que, desculpe a franqueza Sr. Director, é uma chatice, pois são belas as recordações do Lamoso…
Então não é o director da Feira Viva (uma entidade pública) um dos proprietários do Escadas para o céu (uma entidade privada)? Então não é objectivo do Escadas para o céu gerar lucro para o(s) respectivo(s) proprietário(s) e o objectivo da Feira Viva gerar lucro (financeiro e cultural) para todo o município da Feira? Então não é objectivo das iniciativas culturais da Câmara Municipal (FEST-sound) pagas também, directa ou indirectamente, por todos nós, trazerem benefícios à comunidade no seu conjunto, colocando em pé de igualdade todas as empresas privadas do concelho (o Porta13, o Dom Petisco, o Escadas para o céu, a Cafetaria, entre muitos outros) ao invés de colocarem em situação privilegiada um dos seus funcionários (Pina-FEST)?
Diz-se que à mulher de César não basta ser honesta, tem também que parecer honesta, mas quem o disse era romano e nós somos feirenses, Sr. Director.
Entre nós dir-se-á que não nos basta ser como iguais debaixo deste maravilhoso céu em que o castelo se impõe e tudo domina. É preciso ainda que tenhamos escadas, cada um a sua, não para o céu, mas para o fest, ou o festim, ou o festival ou lá o que seja que a mulher de César decida parir.
Esperando ansiosamente uma resposta sua, despeço-me respeitosamente, enviando-lhe as minhas mais cordiais saudações.»
* Miguel M. Ribeiro
EDIÇÃO ON-LINE «TERRAS DA FEIRA»

sábado, 10 de novembro de 2007

SINGAPURA E O FUTURO

O crescimento económico no sudeste asiático tem sido forte nos últimos anos, mas nada se compara ao impressionante crescimento de Singapura. Este ano, e até ao terceiro trimestre a sua economia cresceu 9,4%.
O seu rendimento per capita é já maior que o de países como Espanha e Nova Zelândia.
Um país sem qualquer tipo de recursos naturais, um país desenvolvido, mas que cresce a um ritmo de um país subdesenvolvido.
Singapura suportou o seu crescimento num limpo e eficiente governo e sector público, e construindo um dos melhores sistemas de educação do mundo.
Singapura conseguiu nos últimos 30 anos adaptar-se e antecipar os desafios que se colocam na região e no mundo, encontrando soluções que lhe permitem continuar a ter uma economia cavalgante.
Como o fez no passado, continua a faze-lo no presente.
O boom económico de Singapura atraiu milhões de imigrantes para esta cidade-estado, e, actualmente, um terço dos seus residentes nasceu noutros países.
Para manter o crescimento económico, e reduzir a pressão para aumentos salariais, o governo de Singapura pretende admitir mais estrangeiros, e planeja aumentar a sua população de 4,7 milhões de pessoas para 6,5 milhões no próximos 40 anos, na grande maioria a custa de imigrantes.
Para um país que tem apenas 700 km2, a solução não se afigura fácil. Apesar de ter pouco espaço para tanta gente, Singapura orgulha-se de ter bastantes espaços verdes, e a primeira decisão foi que estes não seriam sacrificados para acomodar o aumento de população.
De forma inovadora, ou não, as soluções passam por 3 diferentes tipos: para o lado, para cima, mas também para baixo.
Para o lado, conquistando terra ao mar, para cima, construindo edifícios mais altos, mas também para baixo. As estradas que ocupam 12% da área de Singapura vão começar a ser colocadas debaixo do solo, assim como todos os depósitos de petróleo e outros que ocupam um parte significativa do território. Depois, talvez, casas, edifícios públicos, estádios, quem sabe?

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

LITERATURA NO CHILE

Numa recente sondagem no Chile, 45% dos entrevistados declarou que nunca liam livros, e 35% que só o faziam ocasionalmente.
Tendo estes dados, a Presidente da República chilena, Michelle Bachelet decidiu que devia fazer algo para mudar esta situação.
Tomei então a decisão de criar um esquema de entrega a 400.000 famílias de uma caixa com 9 livros cada.
Depois de muita discussão, um júri chegou a uma lista final de 49 livros para incluir nas ditas caixas.
Entre os títulos contam-se obras de Isabel Allende e Pablo Neruda, os dois maiores escritores chilenos, assim como outros escritores como Franz Kafka, Oscar Wilde, Gabriel García Márquez e Ernest Hemingway.
Os críticos desta medida chamam-lhe uma medida populista, perguntando se um carpinteiro de um pobre distrito de Santiago estará interessado em ler “Metamorfose” de Kafka.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

domingo, 4 de novembro de 2007

The Beach


Pura sorte. Encontrei a Praia. A unica forma de ca' chegar e' de barco (Mas nao estou numa ilha). Aqui nao ha' carros. Apenas praias. 3 praias. Turistas alguns. Mas nao demasiados. E o cenario e' simplesmente fabuloso. O nome da praia nao vos digo. E' segredo... Digo apenas que fica na Tailandia, AHAHAHAH.

Angkor What?


Entao aqui fica uma imagem singela do templo...

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

CONFIRMA-SE


O ditador e sanguinário Robert Mugabe vai estar em Portugal.
Para quem não sabe, o Zimbabwe é alvo de sanções por parte da União Europeia por violação dos direitos humanos e repressão da oposição.
Politicas deste senhor.