quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

a bíblia de lincoln


Obama jurou como Presidente sobre a Bíblia, na qual o mesmo juramento havia sido prestado por Abraham Lincoln. E muito mais do que a raça do novo Presidente dos Estados Unidos, há uma dimensão moral, valorativa, que é reafirmada por esse mesmo gesto, repetido sobre o livro dos livros outrora pertença de Abraham Lincoln: a afirmação dos Estados Unidos da América, como terra de liberdade, de afirmação pessoal e de dignidade de todos os homens perante Deus, independentemente da sua raça, ou do seu credo, da sua riqueza ou sabedoria. Foi essa, a profunda convicção de Abraham Lincoln, o primeiro Presidente Republicano dos Estados Unidos da América, que na incapacidade de fazer valer semelhantes princípios em todo o território (no Sul esclavagista e Democrático) não vacilou em conduzir um país à guerra civil, para que de uma vez por todas, essa dignidade de todos perante Deus e os Homens, pudesse constituir o princípio fundador e efectivo de toda uma Nação.

Foi essa a batalha de Lincoln e do partido Republicano, pela qual pagou com a sua vida, mas que permitiu que, quase 150 ano depois, um Presidente negro jurasse sobre as mesmas páginas do símbolo da fé, sobre as quais, aquele Lincoln jurara defender, com a ajuda de Deus, a igual dignidade dos Homens.

E foi sobretudo isso que mobilizou a América: a possibilidade de em Obama, ver novamente validados os mitos e princípios fundadores de todo um país. Foi a guerra civil 1861-1864, que para sempre determinou o caminho político da Nação Americana. E esse é o momento chave na histórica do mundo, que permitiu que todo ele agora se emocionasse nos valores e na dimensão histórica do juramento de Obama. Este, numa lição de profunda humildade e de compreensão da história e do papel que para sempre simbolizará na mesma, chamou aquela Bíblia de Lincoln e sobre ela voltou a jurar a sua defesa, para que o homem que o precedeu nos valores que Obama simboliza, pudesse finalmente sentir a grandeza das convicções e das ideias pelas quais, pagou com a própria vida.

A América emocionada nesse simples gesto, na sua simbologia, acreditou uma vez mais na sua genuína grandeza política e no futuro democrático do mundo.

May God continue to bless América!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

WHICH STAGE? MINE





O álbum de estreia dos White Lies foi editado ontem e é ja apontado como um dos melhores primeiros álbums de uma banda de sempre.
As comparacoes são várias e vão desde Editors, Arcade Fire, Interpol, The Killers, Echo & the Bunnymen, ou mesmo os novos Joy Division.
Definitivamente um álbum a comprar.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

U2 DE VOLTA

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Created by Vancouver Film School student Christian Smith through the VFS 3D Animation & Visual Effects program. Sound Design by VFS students Jose Enriquez Rivaud & John Sawa.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

uma vã esperança na pop





É. Este blogue já vai acumulando anos. E por isso torna-se já necessário fazer uma pesquisa para encontrar assuntos sobre os quais já faláramos, pois o tempo dispersou a sua memória. O resultado da pesquisa era este e decorre da publicação do novo álbum dos notwist “the devil you + me”. Depois destes anos – e de alguns posts sobre estes alemães absolutamente geniais – eis que são eles que reactualizam a minha vã esperança na pop. Tudo o resto que se ouve, ou é patético ou é estafado até ás tripas! Que soem apenas os notwist e que o universo da pop seja apenas o seu “gloomy planet”, perdendo-se tudo o resto, para um buraco negro…

"gloomy planets" - the notwist, do álbum "the devil you+me" editado por domino records, em Outubro de 2008.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009