quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Estou indeciso

No passado dia 19, o Eurostat publicou um relatório com o PIB per Capita dos países Europeus em 2004.

(Ver link)


Após consulta ao referido relatório obviamente considerei mudar-me de região. Comecei por pensar em mudar-me para Lisboa (105,8%), mas depressa considerei outras alternativas: Bruxelas (248%), Luxemburgo (251%) ou Londres (303%).

Apenas como curiosidade apresento os resultados da nação lusa:
PORTUGAL 74.8
Continente 74.6
Norte 58.8
Algarve 77.1
Centro 64.3
Lisboa 105.8
Alentejo 70.3
Ilhas do Pauleta 65.9
Feudo do Alberto João 90.8


Ps: É engraçado que um relatório publicado em 2007 seja referente a 2004...

1 comentário:

fritzthegermandog disse...

Caríssimo amigo torero.

lá está! isto dos índices e dos rankings tem sempre algo que se lhe diga. lembro-me a propósito deste relatório que enuncia e que é o tal que põe a república checa, a eslovénia e malta á frente de portugal em PIB, que efectivamente os números no papel nos dizem uma coisa (a terrível coisa, que faz tremer e cair abaixo dos joelhos os portugueses pequeninos) e a realidade nos diz outra: eu estive em Praga em 2006 - 2 anos após a compilação agora tornada pública - e uma coisa vos posso garantir, os checos ainda tem que comer alguma broa, apesar dos números nos poderem assustar!

passemos aos porquês, pois a questão é simples: os checos sempre tiveram tradição industrial e projectaram o respectivo nome aquando da sua agregação ao império austro-húngaro, ainda como boémia. são de resto desse tempo coisas evoluídas como a skoda, a husqvarna, a indústria militar - que ainda chega a equipar hitler - e, naturalmente, os critais da boémia... Isso tudo, ainda existe na república checa e contribui naturalmente para os respectivos números (os do pib entendamo-nos). A grande questão é que se o nome e a origem daquelas mesmas indústrias são checos, os patrões e quem as controla não os são - são alemães (wolkswagen) ou japoneses ou suiços. de onde decorre que se o PIB é checo o seu output financeiro não o é (é alemão, ou japonês, ou o raio que o parta) e necessariamente pouco passa pelo bolso do checo que para mais ainda apanha pela medida grande pelo elevar do custo de vida, em razão daqueles mesmos números (pelo menos em 2006, qualquer taxista da cidade de praga disso se queixaria).

Tudo isto é ainda reforçado pela circunstãncia de alguém que por aqui também escreve, ter entrado mais profundamente na república checa real (ou seja nos seus arrabaldes e periferias rurais) e nesse seu devaneio turístico por alguns dias, se ter alimentado exclusivamente de coisas com nomes como ckûrtv, ou vkoltoy, ou ainda weclkêrtyu, porque não havia iogurtes danone, ou batatas fritas da ruffles em lado algum (pelo, algum sinal de civilidade capitalista). Deve ser do tipo quando comprávamos sapatilhas na provincía com o nome alídias, porque das genuínas ADIDAS, nem ve-las!!! Esta é a república checa, o país do PIB para lá dos números!!!!!

Agora mandem fechar este e vão todos para lá tentar falar inglês... digo-vos desde já que se souberem russo, terão melhor sorte!