segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

PROBABILIDADE QUASE ZERO

Quais seriam as probabilidades de, em cerca de meia hora, estar a almoçar fast food num centro comercial em pleno Estados Unidos, e durante esse tempo, ouvir na instalação sonora duas canções intituladas “Saudade”.
Aposto que quase zero, mas aconteceu.
Obrigado Dona Cesária Évora e Monsieur Etienne Daho por um momento inesquecivel.


1 comentário:

fritzthegermandog disse...

caro amf:

eu diria que há muitas mais possibilidades de ouvir - como ouviu - referências musicais ao ou em português, do que as mesmas em russo, checo, eslovénio, sueco, norueguês, polaco, croata etc...

Por uma razão simples: a cultura de raiz portuguesa é verdadeiramente universal. Tem esse estatuto históricamente adquirido. Basta pensar que o segundo maior país do continente americano fala português. E essa riqueza não têm outros paralelos em termos ocidentais, que não aqueles que conhecemos: anglo-saxão, espanhol e português (ou se preferir ibero-americano).

Acho que a grande pena, é que a grande maioria de nós não se apercebe disso e insiste em reduzir-se ao quadrilátero originário e desfaze-lo sempre que tem oportunidade. Pena é que a grande maioria de nós esqueça essa dimensão efectiva e universal da cultura portuguesa e de como ela deixa marcas em muitas outras! Vê o amf agora por experiência própria nos USA e tento eu imaginá-la nos livros de história que vou lendo por aqui, muito embora me recorde perfeitamente da vez que estando numa livraria em Praga, comprei uma magnífico livro sobre Kafka, enquanto era o fado da Marisa que soava dos altifalantes na meia hora que lá estive dentro. Quando me dirigi á caixa para pagar e o funcionário percebeu que éramos portugueses, disse-nos que venerava o fado e a marisa e que conhecia muito da amália... E eu faria de igual modo a pergunta: que possibilidades é que havia de naquela meia hora ouvir portugues e falar da cultura portuguesa numa livraria em Praga? Seguramente muito mais possibilidades do que ouvir musica popular checa na livraria Bulhosa. É que a cultura portuguesa ou dessa raiz é Universal, o que não acontece com todas as outras... O amf no centro comercial e eu em Praga, provam-no!!!

1 abraço.