segunda-feira, 29 de agosto de 2005

FOTOLOG

Foi-me dado a conhecer um novo fenómeno juvenil, perfeitamente consolidado, do qual desconhecia por completo a sua dimensão.
Tudo começou quando reparei que, num local público, uma jovem não parava de tirar fotografias a ela própria. Estranhei e comentei com um amigo o meu espanto, ao que recebi como resposta – vai ver em www.fotolog.net/(...)
Intrigado fui ver e dei de caras com todo um novo mundo no universo cibernauta.
Pois bem, para quem não está familiarizado com este fenómeno, ele resume-se à publicação de fotografias dos mais variados tipos, numa página web. Todavia esta utilização é feita na sua maioria por jovens que, essencialmente, utilizam a página para publicar fotografias suas, acompanhados ou não, com um pequeno texto por baixo, que posteriormente pedem para comentar.
A utilizam do fotolog – flog, na linguagem local – serve essencialmente a esta comunidade juvenil para extravasar os sentimentos que vão surgindo no seu dia a dia. Os mais afoitos publicam fotos diariamente.


DIÁRIO DIGITAL ILUSTRADO COM ESPAÇO DE OPINIÃO.
Acho que resume bem o que um flog é.

Pelo que pude observar a maior parte dos flogs são utilizados para transmitir o quanto se gosta do/a namorado(a); para mostrar fotografias da “malta” na praia; para se dizer que se acabou com o/a namorado(a) e que ele(a) é que teve culpa; para se mostrar os amigos; para transmitir que se reatou o namoro entretanto dado por terminado; para perguntar se o/a acham bonito(a); para dizer que desta vez é mesmo para deixar o/a namorado(a); para dar a conhecer os seus hobbies; para transmitir que tem um(a) namorado(a) em mente (o visado tem aí oportunidade de fazer um comment favorável, ou não). Os pais e os irmãos também por lá vão aparecendo. Se se tiver um bom carro ele também há-de aparecer, com o floguista (acabei de inventar o termo) em pose sensual, de preferência de tronco nu, ao lado.

Inicialmente achei que o mundo estava perdido; que o futuro deste país estava comprometido; que esta seria a geração rasca informatizada e outros pensamentos dentro deste espírito. Depois, passado o espanto, fiquei aborrecido por duas razões. Percebi que afinal estou é a ficar velho e porque deixei passar um negócio formidável – o da venda de máquinas digitais.

Aos pais:
Procurem o fotolog do vosso filho. É uma boa forma de o irem acompanhando sem ele dar por isso.

Aos curiosos:
Clique aqui. No directório procure por país. Vai perceber que Portugal é o terceiro ou quarto país do mundo com mais flogs!

Sem comentários: