domingo, 7 de agosto de 2005

RÁDIO

Confesso que um dos meus hobbies favoritos é ouvir música. Nestes dias em que as férias povoam o nosso imaginário, ou fazem já parte da realidade, não gostaria de começar este período especial sem vos transmitir um gosto que muito prezo.
Não vos vou falar da música que levo para férias, porque na realidade não vou levar nenhuma. Muito menos vos indicarei aquelas que considero dignas de escuta. Isso fica para futuros posts, se, em algum momento, nada mais me vier à cabeça.
Falo-vos de rádio. Gosto de ouvir rádio!
Adianto que procuro só sintonizar duas estações: A Antena 3 e a Voxx (A rádio da Melinha). Nesta última, que só se consegue sintonizar no Porto ou Lisboa, tinha um gosto especial por programas como: Casa, Bateria e Baixo; Refogado e Hortelã ou ainda, Galinhas no Horizonte. A compra da frequência, por um grupo de investidores em 2004, desformatou-a, transformando-a numa rádio moribunda - pelos vistos à espera da sua frequência ser ocupada por mais uma qualquer rádio comercial - ainda de música alternativa, mas sem a exuberância e bom gosto que anteriormente apresentava. Não desgosto, mas preferia o registo antigo, com jingles que não lembram a ninguém:

“O POBO. Diplomado em conversa da treta, o povo não olha a amigos para atingir os fins. Para o povo Mozart é ruído e música a sério, é uma máquina de contar notas em plena laboração. O povo é quem mais ordena!” E acabava com:

“VOXX. Uma rádio amarela num país cinzento”;
“ VOXX. A melhor rádio cá do prédio!”;
“VOXX. A re…nascença da rádio”;
“VOXX. A antena 1 dos ouvintes da Voxx”;
VOXX. Emissora caótica portuguesa”
“VOXX. Rapaz bronzeado é meio caminho andado”

Tudo isto carregado com um forte sotaque nortenho.

A Antena 3, considero um dos melhores serviços que o Estado nos proporciona. Uma rádio para jovens, que os trata como pessoas inteligentes. Além dos naturais programas de playlist, com música mainstream, existem outros, os de autor, que muito nos ajudam a formar o ouvido. De todos os que podemos ouvir à semana, a partir das 20h, sugiro dois:

“Grande Sofá”
“Caixa de Ritmos”

Programas orientados para as novas tendências na música de dança e música electrónica. Para quem gosta deste tipo de música e para todos que procuram novas sonoridades, aconselho vivamente. Em boa verdade o rock… morreu!
Gosto de ouvir Rádio!
Boa escuta. Boas férias.

Sem comentários: