terça-feira, 24 de abril de 2007

UMA FORçA DA NATUREZA

Este Vilar é o máximo.

"António Vilar, presidente da Junta de Freguesia de S. João de Ver, Feira, pôs um processo em tribunal contra aquele órgão autárquico, acusando-a de nunca lhe ter feitos os descontos para a Segurança Social durante os 20 anos em que presidiu aos seus destinos

O ex-presidente eleito pelo PSD quer que a Junta, agora presidida pelo socialista Amaro Araújo, pague mais de 18 mil euros que deveriam ter entrado nos cofres da Segurança Social no tempo em que ele mesmo era o responsável máximo por aquele órgão. No processo que corre no Tribunal do Trabalho de Santa Maria da Feira, a que o Diário de Aveiro teve acesso, António Vilar evoca o «Estatuto dos Eleitos Locais», afirmando que «durante todo este tempo (ndr. em que foi presidente), porém, nunca a Junta de Freguesia (…) inscreveu o seu trabalhador – presidente – num dos sistemas de segurança social (…) contrariando o determinado» por lei.
No entanto, alega, «este incumprimento da lei, (…) não foi propositado, antes derivou de um conjunto de equívocos e de indefinições por parte da caixa Geral de Depósitos que só há pouco tempo assumiu uma posição clara e inequívoca».
Defende ainda António Vilar que «atenta a especificidade do pedido e legislação que está em causa, deverá ser notificada a Segurança Social do distrito de Aveiro, com vista a vinculá-la à decisão que vier a ser tomada, razão porque, excepcionalmente, esta acção também vai ser intentada contra aquela instituição».
A nossa reportagem tentou obter uma reacção do actual presidente da Junta sobre esta acção intentada pelo seu antecessor, mas, Amaro Araújo, remete todos os esclarecimentos para o tribunal, ou para um momento oportuno.
O Diário de Aveiro sabe que na passada sexta-feira, numa sessão agendada para o efeito, o advogado de António Vilar terá tentado chegar a um acordo, que foi liminarmente recusado pela Junta que pretende dirimir argumentos em Tribunal.

Condenado por receptação

Em 14 de Agosto de 2006, António Vilar, de 70 anos, foi condenado pelo Tribunal de Santa Maria da Feira com uma pena de multa no valor de 2.250 euros, pelo crime de receptação. Segundo o tribunal, em 18 de Junho de 2002, o autarca comprou uma vassoura mecânica furtada ao filho de um empregado da Junta, que garantiu ter sido um furto por encomenda."

In Diário de Aveiro

Sem comentários: