terça-feira, 5 de dezembro de 2006

O RETRANSMISSOR DA PIEDADE

Para quem nunca chegou a ter conhecimento, há vinte anos atrás, e durante um largo período de tempo, a Vila da Feira viveu um período de grande alegria, só equiparável à também enorme ilegalidade do momento!

Falo-vos do saudoso, e não menos ilegal: Retransmissor da Piedade.

Nos finais dos anos oitenta foram instalados por trás da Capela da Piedade, uma antena parabólica e um retransmissor, com o objectivo de difundir para toda a freguesia, um conjunto de canais estrangeiros emitidos por satélite. Para os sintonizar no conforto do lar, apenas era necessária uma nova antena que, em vez de estar direccionada para o Monte da Virgem, estava voltada para o lugar da Piedade. Assim, desde muito cedo, entraram nas nossas casas vários canais que só estariam acessíveis a quem tinha uma antena parabólica (na altura muito cara), ou mais tarde, através do cabo.
Canais como o Eurosport, Rai, Sky, Mtv, Rtl e Teleclub, eram parte integrante do zapping diário, que teve o efeito curioso de desgastar outras teclas, para além da “1” e “2”, no comando da televisão. Curioso também é perceber que nunca se soube quem foi o responsável pelos canais escolhidos, circunstância esta que não seria alheia ao facto dessas mesmas escolhas nunca terem sido pacíficas! Especialmente no que dizia respeito aos famosos filmes de sexta-feira à noite, que alguns desses canais emitiam, pouco condizentes com os bons costumes feirenses.
Na minha inocência recordo-me de comentar com um inglês, que eles tinham canais muito bons lá em Inglaterra. A resposta foi curta mas esclarecedora:

“Não tenho acesso... são pagos!”

O resto da história é fácil de prever: Retransmissor desmantelado!

Foi de facto um grande serviço público, pena ser completamente ilegal!

5 comentários:

El Torero disse...

Serviço Publico de grande qualidade.

fritzthegermandog disse...

Caro jam:

eu talvez não devesse dizer isto, mas há ilegalidades que vêm por bem. Não é que, graças ao restrasmissor da piedade, tive (tivemos, tiveram) acesso antes que muitos outros à MTV e a coisas que ouvimos falar muito antes dos outros, como Guns´n Roses...

Um dia teremos de descerrar uma lápide!

amf disse...

Serviu também para passar a transmissao do célebre jogo Feirense, 6 - Caldas,2, que deu a subida do Vila á primeira divisão.

fritzthegermandog disse...

Cara margot:

diga antes, cada vez mais sénior!

naifa disse...

Em Espinho também ocorreu fenómeno semelhante!

Nessse caso, o prevaricador era o pai do Nuno Pinhal (AKA Nunito, devido à sua baixa estatura que já se evidenciava à data dos seus verdes 11/12 anos de idade).

O pai do Nunito era o Sr. das Antenas lá em Espinho, e durante uns tempos espalhou entretenimento estrangeiro pela cidade.

Acontece que o fenómeno de Espinho tinha uma nuance especial, nuance essa que empobrecia o espectáculo se o compararmos ao da Vila da Feira: os canais estrangeiros entravam pela casa do pessoal através do canal de video! Ou seja, os espinhenses viam aquilo que o Sr. Pinhal queria ver. Não raro estava tudo a seguir um qualquer programa e lá se lembrava o Sr. Pinhal de mudar de canal... Nunca entendi bem o fenómeno, mas que era porreiro era.

Só era aborrecido quando a família Pinhal se lembrava de colocar o video do casamento da irmã do Nunito...