terça-feira, 6 de dezembro de 2005

AUTÁRQUICAS 2009

Algures em Maio de 2009, os partidos políticos presentes no concelho de Santa Maria da Feira preparam afincadamente as eleições autárquicas do próximo mês de Outubro.
Após mais um mandato liderado pelo dinossauro Alfredo Henriques, que ficou marcado por uma acérrima oposição por parte do principal partido da oposição através do seu principal vereador Strecht Monteiro.
O panorama que se afigura mostra um cenário de quase repetição das eleições de 2005.

No partido do poder, PPD/PSD, o cenário é o usual.
Em mais um mandato de gestão corrente, sem grandes obras, com a questão do saneamento por resolver, mas também sem grandes polémicas, oficialmente o partido não tem ainda candidato.
Após a saída do nº 2 na Câmara Municipal, Sá Correia, pouco mais de um ano após a tomada de posse, e sem apresentar novas figuras no concelho, a recandidatura de Alfredo Henriques apresenta-se como uma certeza. Não é à toa que o mesmo começou por dizer que não fabricava sucessores.
A restante lista, deverá manter os vereadores José Oliveira, Emídio Sousa e Teresa Vieira. Com a saída de Amadeu Albergaria para a Assembleia da República a JSD deverá tentar incluir um nome em lugar elegível, estando Celestino Portela numa situação incerta.

As principais novidades no PSD, se é possível serem assim apelidadas, são a anunciada recandidatura de António Vilar à Junta de Freguesia de S. João de Ver, o homem a quem denominaram “força da natureza”, mostra assim que a sua carreira politica ainda não terminou, e, a também recandidatura do Presidente da Junta de Freguesia de Fiães, Bernardino Ribeiro, que, por fim, após vários anos de apoio tácito, apresenta-se, desta feita, nas listas do PSD.


No principal partido da oposição, o PS, os últimos três anos mostraram uma faceta inovadora. Com uma sintonia pouco visível em mandatos anteriores entre os vereadores presentes na Câmara Municipal e os órgãos concelhios, a que não foi alheia a eleição do vereador Sérgio Cirino como Presidente da Comissão Politica Concelhia, o PS conseguiu realizar uma oposição credível.
A união do partido é visível na apresentação de Alcides Branco como nº 2 na lista candidata à Câmara Municipal, novamente liderada por Strecht Monteiro.
Ao contrário do que aconteceu em 2005, cedo o PS mostrou ter uma estratégia montada que tinha por base a união do partido, evidente, desde logo, quando Alcides Branco integrou a Comissão Politica Concelhia, nas últimas eleições, em situação de listas únicas, uma novidade na história recente do partido.
Strecht Monteiro mostrou qualidades como líder da oposição no Câmara Municipal, o que, desde logo, condicionou o aparecimento de potenciais concorrentes.
A idade do candidato é compensada pelo aparecimento de candidatos jovens integrados na lista, como os repetentes Rui Ferreira e Sérgio Cirino, mas também o actual Presidente da Junta de Oleiros, Eduardo Rocha.
A reabilitação de Horácio Sá dentro do PS, como candidato à Junta de Freguesia da Feira, apresenta-se como a grande novidade.


Nos restantes partidos também pouco de novo.

No CDS/PP, a após ter sido eleito Presidente da Comissão Politica Concelhia, Faustino Bernardo imita António Cardoso como candidato a Presidente da Câmara Municipal pela terceira vez consecutiva.
A liderança da lista à Assembleia Municipal está ainda em aberto, aparecendo os nomes de António Júlio Moreira e Rui Pedrosa como as soluções mais credíveis.

Na CDU, e para não ficar atrás do seu rival de direita, Antero Resende lidera, também pela terceira vez consecutiva, a lista à Câmara Municipal. Mais uma vez o Ambiente irá ser a bandeira da CDU, como ficou demonstrado neste mandato.
Para a Assembleia Municipal, e após o brilhante trabalho nesse órgão, Lúcia Gomes encabeça a lista, tendo como nº 2 um outro peso pesado do PCP concelhio, o antigo membro da Assembleia Municipal, Ricardo Cardoso.

No Bloco de Esquerda, é apenas certa a passagem de António Silva para encabeçar a lista à Assembleia Municipal, não havendo dados sobre a lista à Câmara Municpal.

Um cenário idêntico ao das eleições de 2005, mas uma realidade bastante diferente.
A palavra e o voto aos eleitores do concelho de Santa Maria da Feira dentro de cinco meses.



Nota:
Qualquer semelhança com a realidade futura será pura coincidência.

9 comentários:

Shrek disse...

errado....matreiro nesta altura está a trabalhar na fabrica de papel...jurou não mais haver falta de papel na cambra

ASP disse...

Caro AMF:
Embora discorde de alguns pormenores - no que tange ao PS -, considero o seu texto um bom exercício futurista!
Sobretudo relativamente ao PSD de 2009 - estou certo que os seus "juízos de prognose póstuma" confirmar-se-ão em 2009!
«Good to be back»!
Abraço!

Viriato disse...

Isto não é um exercicio de futurologia, nem de advinhação!!!!

Permita-me que te diga amigo "AMF", trata-se mais de "masoquismo politico" face à ausência, desta vez, de lista concorrente à Comissão Politica Concelhia do PSD, que obviamente terias uma palavra a dizer...

O teu exercicio só se concebe pela falência de alternativas em determinadas sedes...O que não tem nada a haver com casas de "alterne".

Mas não deixa de ser um exercicio...o que só faz bem à mente...(sã-neamento!!!)

amf disse...

Caro Viriato,
Parto do princípio que me conhece bem, não só pelo tratamento por tu, mas por essas notas tão pessoais que teve a amabilidade de me dirigir.
Perdoe me que o tratamento não seja o mesmo, mas não conheço nenhum Viriato.
Se me conhece bem, sabe daquilo que sou capaz.
Mas, como disse alguém, o futuro do PSD está bem entregue.

fritzthegermandog disse...

Caro amf,

fique sabendo que sou daqueles que admiraram o seu acto de coragem de há dois anos atrás e que tal constituiu uma afirmação pessoal e política de que não consigo encontrar exemplo no psd local, desde que me comecei a interessar por estas coisas - e acredite que já lá vão uns anos. Louvo-lhe a frontalidade e coragem e quem não a reconhecer é estúpido! Parece-me que no psd local falta a capacidade e a postura que soube demonstrar, e sobre (aliás, transborda) subserviência.

Um abraço

fritzthegermandog disse...

Caríssimo amf,


acredita mesmo que o nosso amigo António Júlio Moreira, se candidatará novamente á Assembleia Municipal em 2009?

ASP disse...

Caro Fritz:
Embora não me tenha interpelado directamente, deixe-me dizer-lhe que o nosso Amigo Moreira é, sem margem para dúvidas, um valiosíssimo quadro do CDS/PP!
Não é uma promessa, como se tem por hábito dizer, é uma certeza, uma confirmação!
Seria, pois, uma perda inestimável para a «Política Local» se o mesmo se afastasse, ou fosse afastado, destas lides!

amf disse...

Caro fritz,

Neste concelho, são tantos os candidatos a fazerem aquilo a que eu chamo o hat-trick eleitoral, ou seja, candidatarem-se três vezes, pelo menos, que era mais um.

El Torero disse...

Caros amigos,

Em relação ao PP, também me apetece dizer mais do mesmo. A candidatura de Faustino Bernardo é já uma constante nesta equação. Será que o PP não consegue lançar nenhum candidato com mais categoria/capacidade/presença/inteligencia/simpatia????

Em relação aos dois nomes que o amigo AMF referiu, devo dizer que muito prometem em capacidade mas que pouco se vê em intervenção. Não sendo nesta altura, um feirense realmente atento ao que se passa na cidade e no concelho, esses dois feirenses deverão ter uma postura mais interveniente no xadrez local.

Se o PP não consegue atingir localmente o score das eleições nacionais, pelo menos na maioria dos escrutínios, algo está mal. Esta última leitura é válida para todos os pequenos partidos feirenses. Penso que a bi-partidarização é uma realidade no nosso concelho há demasiado tempo. É hora de abalarmos um pouco o marasmo em que caímos.