quinta-feira, 14 de julho de 2005

COMUNISMO Vs RELIGIÃO

Será que o comunismo não tenderá para uma religião?

Senão repare-se:

  • Que outra instituição é tão inflexível quanto à alteração dos seus princípios de fundação, como o PC.
  • Que outra instituição elege o seu líder de uma forma tão secreta e fechada sobre si mesma, como o PC?
  • Que outra instituição exige uma partilha do factor humano e capital tão grande entre quem dirige e a quem se destina, como o PC?
  • Que outra instituição comemora a sua própria existência sobre a forma de uma ou mais festas de culto?
  • Que outra instituição se despede do seu líder de forma tão abrangente e sentida, como o PC?

Apesar de separados em quase tudo, não deixa de existir uma linha de condução de ambos, que se suporta em princípios bastante similares. Se em algum momento o PC acabar como partido, poderá sempre tentar a religião.
É tudo uma questão de alterar o “core business”.

3 comentários:

ASP disse...

Meu Caro amigo:
não podia deixar de estar mais de acordo com o teor da tua brilhante redacção!!!
Grande Abraço!

El Torero disse...

Cada vez que escreves fico com mais medo de o fazer.

Estou a ficar intimidado pela qualidade da tua escrita e pela surpreendente capacidade de análise.

Acho que me vou deixar ficar pelos Comments.

amf disse...

Correndo o risco de poderes ser mal entendido, os meus parabéns pela brilhante exposição.
Na realidade, nos nossos dias, tudo não passa de um negócio, e essa do core business não podia ser mais apropriada.
Veja-se o caso do Bloco de Esquerda!!