sábado, 30 de julho de 2005

VIAGEM MEDIEVAL

A Viagem Medieval (VM) é sem sombra de dúvida uma mais-valia na nossa (obrigado Fritz!) terra.
Parece-me que foi uma iniciativa bem pensada e sempre repensada de ano para ano.
Notoriamente, no início, houve um esforço da parte da organização em dar à VM um pouco de produto importado, por forma a aproximá-la daquilo que é feito lá fora. Aos poucos foi-se abandonando esta importação, começando-se a apostar no produto e iniciativa local. Sendo uma opção bastante válida, a qual não deixa de ter o meu apoio, não estaremos porventura a dar um passo maior que a perna? Será que a qualidade já não é um imperativo neste evento? Será que quem organiza acha que, sendo um fenómeno de massas, o que fica e que será recordado, foi a óptima febra que se comeu junto da tasca da associação “xpto” ou do Clube desportivo “quem não marca sofre?” Correremos o risco da VM passar a ser uma Viagem Gastronómica, com uns desfiles pelo meio, porque há uma digestão a fazer?
Penso poder afirmar que se trata de um evento cultural. Sendo-o é importante dimensioná-lo dessa forma. Como tal, não me parece razoável endossar esta responsabilidade às associações que ocupam os espaços destinados à alimentação.

Sem prejuízo de tudo o que é feito de extremamente positivo, não deixo de lançar um olhar sobre futuro deste evento.

2 comentários:

El Torero disse...

Estimado,

Gostaria de deixar como contributo, a minha experiência pessoal.

Depois de ler o teu post, e após séria reflexão cheguei à conclusão que EU não tenho procurado a vertente cultural da Viagem Medieval.

Assim, penso que apenas me posso culpar a mim próprio, caso as minhas recordações da VM se limitem à parte gastronómica.

Espero que tenha ficado claro que este comment não pretende criticar o teu post. Lanço apenas um contributo na perspectiva do visitante anónimo.

Grande abraço

JAM disse...

Caro amigo, muito obrigado pelo comentário. Objectivamente partimos de perspectivas distintas. O meu amigo assume, à partida, que a VM é uma celebração, enquanto eu vejo-a como um evento cultural. Daqui resultarão expectativas diferentes, talvez um sinal que a dita Viagem esteja num campo híbrido.