terça-feira, 27 de junho de 2006

SOMOS MESMO NÒS?

Comeco por informar que o teclado onde escrevo estas linhas nao da direito a qualquer tipo de acento, cedilha, til, e afins, pelo que solicito a maxima compreensao. De qualquer maneira nao deixa de ser um exercicio interessante.

No passado domingo, pouco tempo antes do jogo dos oitavos de final do Campeonato do Mundo de futebol, recebi o seguinte SMS no meu telemovel:

P-Persistencia
O-optimismo
R-Respeito
T-Trabalho
U-Uniao
G-Garra
A-Amor
L-Luta

Se acreditas em Portugal,... bla, bla, bla, .. envia esta mensagem aos teus amigos... bla, bla, bla... nao cortes a corrente.

Quando li a mensagem desatei à (descobri um acento) gargalhada.
Portugal - Respeito, Trabalho, Optismismo, Persistencia, realmente è de rir.

Fiquei com uma certeza, devem ser as pròprias empresas de telemòveis que colocam em circulacao este tipo de mensagens. Sò pode.

Ah, claro que nao reenviei mensagem nenhuma, peco desculpa à pessoa que me a enviou, de certeza com toda o espirito da coisa.

8 comentários:

fritzthegermandog disse...

Caro amf,

partilho de alguma da sua perplexidade perante a mensagem que lhe enviaram. E essa perplexidade não decorre do facto de eu não acreditar que muito simplesmente não haja alguns dos valores que nela são referidos - enfim, convenhamos, algum trabalho vai existindo - mas porque solenemente me irrita que toda esta gente que se emociona até às lágrimas apenas porque existem 23 milionários a chutar uma bola, não ponha algum desse empenho emocional naquilo que a pátria tem além da bola, ou seja, o trabalho, a economia, a cultura, a riqueza etc... O que me entristece é que este arremedo patriótico sem paralelo acabe no exacto momento em que finaliza o campeonato e a pátria que antes não cabia nos corações dos portugueses, passe a ser imedaitamente cuspida sempre que outro aspecto da sua realidade seja relevado (particularmente os menos positivos).

Marsupilami disse...

a verdade verdadinha é que apenas somos patriotas e defendemos o país no futebol! se os portugueses tivessem tanta persistencia, trabalho, união em ouytros aspectos bem mais importantes, aí sim este país não era a merda que é!

fritzthegermandog disse...

Caro marsupilami,

eu gosto do seu blog. De vez em quando lá dou um salto para ver algumas das suas novidades. Gostei de ver aquele excerto que colocou dos simpsons, como de forma geral gosto dos seus posts - e é verdade, os americanos acham mesmo que o futebol é uma valente de uma seca!
Mas se há coisa que me tira do sério e que me faz pensar sempre duas vezes antes de dar crédito é quando dizem, com todas as letras, que o meu país é uma merda! (neste preciso momento fiz uma pausa, e estou um pouco mais calmo....) Sabe porquê? porque existem povos e pessoas no mundo que fazem parte de países onde não existe um cagagésimo da democracia e da liberdade que temos, que não têm acesso a um cagagésimo dos cuidados de saúde que temos, que não têm acesso a qualquer espécie de segurança social, que não têm um cagagésimo da jutiça e que são vítimas da tortura e da morte arbitrária, decretada por sentença e muitas vezes por delito de opinião e a quem para mais são cobradas as despesas de execução á família do condenado. Países onde não há acesso a qualquer espécie de cultura ou de educação quanto mais uma de carácter técnico e onde a ignorância fomenta as redes de escravidão e de tráfico de pessoas e comercialização de órgãos humanos.
E sabe o que muitas das pessoas que vivem nesses outros países em que se vive da forma que v~em de ser descrita fazem? Acreditam no seu país, por muito mau que ele lhes pareça porque têm a motivação de o melhorar para as gerações que necessariamente lhes seguirão. Felizmente o marsupilami vive num país em que gerações futuras não precisarão de ser sujeitas à pobreza extrema e à iniquidade de existência que infelizmente existem noutros lados. E por isso deveria ter respeito por aquilo que este país lhe dá, ainda que pense ser pouco, quanto mais não seja por respeito a quem não tem coisa nenhuma e ainda assim acredita e tem orgulho numa Cultura e numa História. contraste, mas pergunto-me se o marsupilami gostaria

fritzthegermandog disse...

Em tempo:

Caro marsupilami,


noto agora que que fiquei verdadeiramente cego quando disse que o meu e o seu país era uma merda! (faço nova pausa e acalmo-me) E essa cegueira não permitiu que contextualizasse com propriedade aquilo que quis dizer. Vejo agora que apesar de ter nomeado o país da forma como o fez, gostaria tal como eu que houvesse o mesmo empenho noutros aspectos como aquele que vemos no futebol e isso deveria ter tornado o comment anterior - não fosse o facto de ter ficado cego - um pouco menos personalizado na crítica.
Não retirei o comment porque acho que ele exprime um certo equilíbrio na forma como devermos entender o nosso país e dá o lado das coisas com as quais normalmente nunca nos comparamos... E esse outro lado que constituí a realidade de muitos outros países, poderia ser a nossa. Mas não é!

Caro marsupilami,

fica a ressalva e lembre-se daqueles a que simplesmente está vedado acesso da muitas das coisas que vamos podendo fazer por aqui.

JAM disse...

E se eu afirmar que:

ESTA CIDADE É UMA MERDA!!!!!

Alguém se vai indignar? Alguém vai dizer que não... afinal é mais uma deste país que, aparentemente, não é lá grande espiga (é o que dizem!). E se o país não é grande coisa, este local não será melhor, ou querem-me demonstrar o contrário!

Se analisar as vezes que ouço os feirenses dizerem mal do país, em contra-ponto com as vezes em que os ouço falar bem da cidade, chego à interessante conclusão que há uma perfeita correlação negativa entre as duas opiniões. Ou seja, por cada vez em que um feirense diga mal do país, vai existir uma outra em que vai dizer bem da cidade!

Indo um bocadinho mais longe: Se considerarmos “A” como Portugal; “B” como a nossa cidade, e “C” como uma verdadeira bosta:
Se A implica C e B está contido em A, então B implica C! É que não há volta a dar-lhe!

Acho que todos me entenderam!

Concluindo, para sermos todos coerentes, e optando pelo caminho mais fácil (não quero ninguém a fazer esforços desnecessários) a partir de hoje quero toda a gente a falar mal desta cidade… e não se esqueçam, uma cidade não são só as ruas nem os prédios, as pessoas também contam, ou seja:

Nós!
(posso fazer outro esquema se pretenderem)

naifa disse...

O Jam vai permitir-me pegar nas suas palavras...


(...)"ESTA CIDADE É UMA MERDA!!!!!" (...) - considerando "A" como esta cidade


(...) "...não se esqueçam, uma cidade não são só as ruas nem os prédios, as pessoas também contam, ou seja: Nós!" - considerando "B" como "Nós"


Estando "B" contido ou mesmo sendo parte indissociável (e pelos vistos muito importante) de "A":


Forçosamente temos que concluir que NÓS também somos... MERDA!?

JAM disse...

Exactamente!

Cara Naifa, parece-me que é isso que acabam por dizer todos aqueles que dizem mal do país!
Excluem-se desta realidade os que não são portugueses, obviamente.

Marsupilami disse...

Caro Fritz,

sobre o assunto em causa, teriamos "pano para mangas", como se diz no meu, seu, nosso bonito país. No entanto não retiro uma palavra ao que afirmei, porque é aquilo que sinto. E por ter dito o que disse, não quer dizer que não goste de Portugal, ou que tenha vergonha de ser português, pelo contrário. Quero apenas dizer que tenho vergonha sim, de grande parte dos (actuais) portugueses por serem como são, e parecendo que estão cegos, afundam, ajudam a afundar ou então deixam afundar o nosso país sem pelo menos "merda" dizerem. E por gostar tanto do país em que vivo é que digo as coisas que digo, na esperança que as pessoas acordem e façamos unidos alguma coisa de bom para o nosso país tão belo! mais uma coisa caro vizinho, não me faz sentir mais feliz em saber que existem locais (muito) piores do que aquele em que vivo, e continuo a achar que se os portugueses se unissem e todos trabalhassemos para o mesmo fim, ou seja, o bem de todos, Portugal não seria a merda que actualmente é!