terça-feira, 31 de julho de 2007

finalmente cambodja

Não que a justiça possa alguma vez ser feita... Como pode tal acontecer, quando se aniquilam em processos devidamente sistematizados para tal, 1,7 milhões de pessoas em 4 anos (1974-1979)? Foi essa a história do Cambodja e do terror ideológico a que o mesmo foi sujeito pelos Khmers Vermelhos. Há uns tempos aqui se falou nisso (ver aqui), de como parecia incrível que a comunidade internacional que vale tanto para algumas coisas, deixasse no limbo o horror cambodjano, enquanto os algozes do seu povo, morriam de velhice nas suas casas, sem que as atrocidades cometidas há 33 anos atrás fossem objecto de denúnica e de julgamento prório para a história.
33 anos passados (e é incrível como para determinadas situações se enchem os jornais com a extradição de um ditador sul-americano, por comparação com 33 anos de silêncio generalizado sobre o cambodja e o respectivo genocídio) eis a primeira acusação formal: Duch (Kang Kek Ieu) é acusado de crimes contra a humanidade.
Curiosamente, é o mesmo indivíduo que se sentava cá fora junto a um palheiro, como se nada fora, quando lhe tiraram a fotografia que ilustrou o post anteriormente colocado no Feirafranca...

Sem comentários: