terça-feira, 1 de agosto de 2006

Regime Comunista ou Monárquico?


Ao fim de 48 anos, Fidel Castro delegou poderes no seu irmão Raul.


PS: O Jerónimo de Sousa tem filhos? E irmãos? E se o sucessor for do sexo feminino?

15 comentários:

fritzthegermandog disse...

Caro torero,

eu diria que se trata de uma monarquia absoluta de inspiração marxista-leninista, E o que acho mais incrível, é como podem os cubanos doutrinados nessa coisa da democracia popular, (ainda que, por essa mesma razão, não esclarecidos) aceitar essa mesma designação despótica, onde obviamente, o povo, antes amaciado pela retórica do infalível poder popular, da escolha do proletária, não mexeu (nem podia mexer) uma palha sequer!

Eis 50 anos de engano e de mentira , de ditadura de um homem só, para nomear por 50 anos mais, o irmão, o sobrinho e os afilhados - o povo cubano que se dane!

amf disse...

Começo a ficar com pena daqueles que dizem:
Quero ir a Cuba antes do Fidel desaparecer.

Convém que se despachem.

Tenho que reconhecer que, às vezes, até me aparece um sentimento de simpatia pela personagem.

fritzthegermandog disse...

Caro amf,

simpatia pelos presos políticos, simpatia por aqueles que tentam fugir e por aqueles que tentando são apanhados e depois sumariamente fuzilados. Esses é que merecem a nossa simpatia... Qualquer dia o Kim Jong-il também será objecto das nossas padecências e simpatias enquanto o povo morre de fome.

lololinhazinha disse...

A sensação com que fiquei, sobre o povo cubano, é que eles estão só à espera que o Fidel morra para acabarem rapidamente com a palhaçada. Não acredito que depois de o Fidel passar desta para melhor (no caso dele, para pior) o irmão se aguente um mês.
Quanto à simpatia de que fala amf eu, pessoalmente, apesar de contrariada,também tenho momentos desses. O mais intenso de todos foi quando o Fidel, na sequência do desastre Katrina, ofereceu dinheiro aos EUA!!!

amf disse...

Caro Fritz,

Tendo por princípio que o povo é, na realidade, quem mais ordena (com excepção da Coreia do Norte, do não simpático Kim Jong-il, cujo povo, por não ter ideia do que se passa no resto do mundo continua a pensar que vive no melhor país do planeta), e tendo em consideração décadas de tentativas dos EUA para promover uma revolução em Cuba, tenho algumas dúvidas que o povo cubano não esteja satisfeito com a sua forma de vida.

lololinhazinha disse...

Caro amf,

Estão tão contentes com o seu país que sempre que apanham uma jangada manhosa acabam em Miami, só pelo prazer da viagem!

amf disse...

Segundo o ranking dos países mais felizes do mundo realizado por Adrian White da Universidade de Leicester, há poucos dias conhecido, Portugal situa-se no 92º lugar.
Cuba situa-se no 83º.

JAM disse...

Caro amf,

Neste tipo de estudos, em paises tão "especificos" como Cuba, gostava de saber como se (des)constroi uma amostragem...

fritzthegermandog disse...

Com razão caro jam,

sempre se pergunta se a dita amostragem engloba os 650 000 exiliados cubanos que existem e moram em Miami, para não considerar todos os restantes....

fritzthegermandog disse...

Devo igualmente sublinhar a concordância com a perplexidade já manifestada pelo JAM quanto ao posicionamento da Finlândia e do modo com a felicidade ali é distribuída. Efectivamente e a própósito deste mesmo tipo de polémicas num post anterior e por levantamentos efectuados com um carácter muito mais objectivo, em cada 1000 habitantes finlandeses, 23 cometiam suicídio, o que constituí a maior taxa da europa e das maiores do mundo, de onde resulta que se calhar a felicidade na finlândia deve passar por espetar com balas na cabeça....

fritzthegermandog disse...

... isto considerando o 6º lugar em que os finlandeses aparecem no ranking da felicidade!

lololinhazinha disse...

Sobre a felicidade dos cubanos e segundo informações insuspeitas fornecidas pelos próprios "in loco" são elucidativos os seguintes exemplos:

Os cubanos estão proibidos de beber leite entre os 6 e os 60 anos;
Os cubanos só podem comer carne de vaca de acordo com porções racionadas (o que sobra é para os turistas);
Os cubanos estão proibidos de comer lagosta (pode faltar para os turistas);
Os cubanos que não tenham relação com o turismo não podem entrar na zona principal de Varadero (presume-se, para não afugentar os turistas);
Os cubanos que não façam parte de quadros dirigentes do partido comunista estão proibidos de ser proprietários de embarcações (porque as usariam para fugir de Cuba.
As prostitutas de rua fazem-se pagar, até em sabão e gilettes (isto não foi experiência pessoal mas é informação de fonte segura)
Acrescento ainda um episódio resultante da minha experiência pessoal, para elucidar a felicidade cubana: Aquando da minha estada num hotel de cinco estrelas em varadero, a médica do hotel, com quem fiz amizade na sequência de um ataque de alforrecas de que fui vítima, aproveitou para me pedir que lhe arranjasse dois cachorros (para ela e para o empregado do ginásio) porque tinham fome e não os deixavam comer no hotel.
Claro que, por trás desta realidade, há sempre dois ou três cubanos à porta de qualquer lado a cantarem "alegremente" a música do "comandante ché"!

lololinhazinha disse...

Por outro lado...

Admito, no entanto, que - sem as desculpas da falta de cultura e porque os cubanos são cultos - não se entende como é que não fazem rigorosamente nada para alterarem a situação que têm.

naifa disse...

Lololinhazinha, não fazem nada porque tá muito calor e o que apetece é estar na praia a beber umas margueritas... digo eu!

lololinhazinha disse...

Tem razão, Naifa. aposto que os "mojitos" foram uma invenção do Fidel para deixar os cubanos meios grogues. Realmente, pensando bem, no meio daquele calor quem é que está para fazer uma revolução?? só se fosse na praia, tipo luau brasileiro, com toda a gente de copo de na mão e ar bronzeado e bem disposto!