quinta-feira, 16 de novembro de 2006

the democratic party


1. Franklim Delano Roosevelt não teve grandes dúvidas sobre a necessidade de empenhar todo o esforço de um país quando a esquadra americana do pacífico foi destruída em pearl harbor, morrendo cerca de 1000 marinheiros norte-americanos.
Franklim Delano Roosevelt era Democrata.

2. Ainda que algumas dúvidas lhe assaltassem, Harry S. Truman, viu-se na contigência de ordenar o lançamento de duas bombas nucleares sobre hiroshima e nagasáki, obrigando desse modo à capitulação sem condições do império do Japão.
Harry S. Truman, era Democrata.

3. Nenhuma dúvida assaltou J.F.K. durante a crise dos mísseis em cuba, muito embora a consequência da sua não resolução fosse o holocausto nuclear. Dúvidas também não teve quando patrocinou o desembarque de uma força expedicionária na Baía dos Porcos, ou a intervenção americana no Vietname.
J.F.K. era Democrata.

4. Lyndon Jonhson também não teve grandes dúvidas quando solicitou junto do congresso autorização para incrementar a intervenção militar dos EUA no Vietname.
Lyndon Jonhson era Democrata.

5. Jimmy Carter, ao contrário dos seus antecessores, teve demasiadas dúvidas sobre tudo, em particular sobre o seu papel na política externa e aquele dos estados unidos no mundo. Jimmy Carter deveria ter-se ficado pelo que bem conhecia, as suas plantação de amendoins, e assim não tinha titubeado e perdido as eleições imediatamente seguintes à sua, contra um artista de cinema (?) chamado Ronald Reagan.
Jimmy Carter era e é Democrata.

6. Bill Clinton não teve dúvidas sobre a necessidade de colocar pressão sobre Saddam, bombardeando várias vezes o Iraque, nem ordenar o lançamento de mísseis contra bases terroristas, no Yemen e na Somália, após ataques contra o USSS Cole, ou a primeira tentativa de mandar abaixo o World Trade Center em 1993.
Bill Clinton era e é Democrata.

É por isso que hoje, a grande parte dos americanos desconfiam dos democratas e sentem por isso, uma tremenda insegurança quando os ouvem dizer que o exército americano terá que retirar do Iraque daqui a 3 ou 4 meses. Com o que é que se fica? Com a sensação de que se Administração Bush pode ter cometido erros sobre a estratégia adoptada no combate á ameaça terrorista, os Democratas não os cometerão, porque muito simplesmente não têm qualquer tipo de estratégia definida. A única coisa em que realmente acreditam é fugir do Iraque a 7 pés e desfazer a Administração Bush. O que para um povo ameaçado, é muito pouco….
Por isso mesmo, as sondagens continuam a dar vitória a qualquer Republicano que se apresente ás próximas eleições presidenciais, por muito que a generalidade dos europeus desejosos dos apaziguamento, pretendesse o contrário… De qualquer modo, que seria de nós europeus se, por exemplo, os Democratas Roosevelt ou Truman não tivessem compreendido as exigências da História e tivessem alinhado por esse pacifismo de trazer por casa que parece, nos nossos tempos, engripar o empenho no sistema capitalista e na liberdade que sempre foi a matriz ideológica do partido Democrata norte-americano.
Assim, não será surpresa para ninguém que os Republicanos MacCain ou Giulianni serão os senhores que se seguem...

2 comentários:

JAM disse...

Caro Fritz,

Julgo que na sua resenha histórica releva um detalhe que poderá colocar em causa a sua conclusão. Nos últimos 15 anos, os E.U.A. estiveram em guerra de médio/longo-prazo, em dois momentos presididos por republicanos (Bush - pai e filho). Como tal, motivos de desconfiança em relação à futura politica externa deste pais, também não vão faltar.

Permita-me contudo sublinhar o grande interesse da sua resenha histórica, reveladora dum conhecimento – quem sabe – acima da média de conhecimento, da generalidade dos norte-americanos.

fritzthegermandog disse...

Caro jam:

a sua perspectiva é fundamentada. A últimas intervenções bélicas dos EUA tiveram como suporte uma maioria republicana (que tradicionalmente sempre foi muito mais isolacionista em termos internacionais que o partido democrático).

contudo o propóstio da resenha histórica tinha o objectivo de demonstrar que o partido democrático nunca teve problemas em intervir onde quer que os interesses americanos o exigissem e aquilo que é estranho, é julgar que isso, de algum modo, tenha cessado de acontecer - de resto é isso que presentemente intriga os americanos e que os faz temer o partido democrático, porque neste momento, ninguém sabe exactamente aquilo que pensam e qual o tipo de actução que priviligiam.