quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Incongruencias

Se vivemos num Estado Laico, porque continuamos a ter feriados religiosos? E porque é que apenas consideramos religiosos os feriados católicos? Compreendo que vivemos numa sociedade de tradição católica mas isso não significa que o sejamos todos. A meu ver deveria existir uma discussão séria sobre os feriados que fazem sentido e os que não fazem.

E já agora, o que dizer da Concordata? Privilégios em impostos e no exercício da religião.

5 comentários:

fritzthegermandog disse...

caro amigo torero,

eu proponho então que sejamos antes, e a bem da verdade, um estado confessional - católico, apostólico e romano - em vez de estarmos sempre a dizer que somos o contrário.

É exactamente aquilo que se passa com o nosso estado repúblicano: no papel somos todos iguais, mas há sempre aqueles que se perpetuam no poder bem além da terceira geração...

fritzthegermandog disse...

em tempo, caríssimo torero:

acredita mesmo no multiculturalismo? Acha que deveremos prescindir daquilo que é a nossa matriz e dar lugar a outras celebrações, acontecimentos que não se inscrevem naquilo que a grande maioria de nós é? Poderá haver lugar ao ramadão, ou ao hare krishna de uma forma institucional, na sociedade portuguesa?

El Torero disse...

Não defendo outras celebrações nem a renuncia à matriz cultural. Acredito e defendo a tradição. Mas uma tradição não precisa de ser protegida pelo Estado. A tradição deve sobreviver porque a população a mantém viva.

Caro Fritz,
Faça uma sondagem. Uma pequena sondagem. Pergunte a 10 pessoas o que significa o dia de todos os santos.

Eu já fiz. Ninguém sabe. O que todos sabem é que é feriado e aproveitam para antecipar o dia de finados.

fritzthegermandog disse...

Caro torero:

a sua argumentação acabou de cortar 2 orelhas... concordo em absoluto.

abraço.

lololinhazinha disse...

Caro Torero

Será que o amigo é daquelas pessoas esquisitas que gosta de trabalhar? A mim não me interessa o princípio subjacente ao feriado. Interessa-me é o pretexto para um dia de férias. acho que sim, que devíamos passa a festejar os feriados judeus, muçulmanos etc...