quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

ISTO SÓ NOS ESTADOS UNIDOS

No Jornal da Tarde da SIC de hoje, foi notícia a polícia ter recuperado um carro, já agora um Corvette cinzento, que tinha sido roubado há 37 anos.
Exactamente, o roubo tinha sido comunicado à policia há trinta e sete anos.
De imediato, a minha mãe exclamou, isto só nos Estados Unidos...
Como muitos de nós habitualmente fazem quando ouvem alguma noticia mais estranha provinda da denominada América.

Mas, voltando à noticia, aquilo que aconteceu, realmente só nos USA. Porque só lá a polícia mantém em registo uma participação de roubo durante 37 anos.
No "nosso" país, este paraíso à beira mar plantado, ao fim de seis meses recebemos uma cartinha em casa, a comunicar o arquivamento da participação por falta de provas.

Fez-me recordar uma minha passagem pelos USA, em que num carro alugado, foi multado por estar mal estacionado numa rua de Filadélfia, com o usual bilhetezinho no para-brisas do automóvel.
De imediato, pensei, bem, daqui a dias estou de partida, estes 100 dólares não mos levam.
Quando regressei nesse dia à casa onde estava hospedado, e após contar este episódio, e informar acerca do que pretendia fazer, apenas me disseram:
É melhor pagares, é que daqui a uns anos, quando fores a entrar novamente no país, corres o risco de te proibirem a entrada, por falta de pagamento da multa.
E, mais nada, paguei e não bufei.

Isto, só mesmo nos Estados Unidos.

1 comentário:

fritzthegermandog disse...

Caríssimo amf,

o exemplo que dà é paradigmático. Efectivamente os Estados Unidos podem ter muitos defeitos, mas existem coisas para as quais serão eles a estabelecer os melhores exemplos. Há o pressuposto de que a sociedade norte-americana possibilita os mecanismos políticos, económicos e sociais para que qualquer indivíduo possa estabelecer a sua ideia felicidade. Em consequência, a perspectiva é sempre muito mais penalizadora para todos aqueles que prevaricam, atenta aquela mesma hipótese de prosperidade pessoal e económica. Pagas e não bufas!

Um abraço.
Fritz