segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

o abril que chateia

A Fritz der Deutsher Hund – Produktionen, apresenta: “O ABRIL QUE CHATEIA”

A Assembleia Constituinte afirma a decisão do povo português de defender a independência nacional, de garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, de estabelecer os princípios basilares da democracia, de assegurar o primado do Estado de Direito democrático e de abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno. (...)

Artigo 9.º(Tarefas fundamentais do Estado)
(...)

d) Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformação e modernização das estruturas económicas e sociais;

Artigo 61.º(Iniciativa privada, cooperativa e autogestionária)
(...)

2. A todos é reconhecido o direito à livre constituição de cooperativas, desde que observados os princípios cooperativos.
3. As cooperativas desenvolvem livremente as suas actividades no quadro da lei e podem agrupar-se em uniões, federações e confederações e em outras formas de organização legalmente previstas.
4. A lei estabelece as especificidades organizativas das cooperativas com participação pública

Artigo 80.º(Princípios fundamentais)
A organização económico-social assenta nos seguintes princípios: (...)
b) Coexistência do sector público, do sector privado e do sector cooperativo e social de propriedade dos meios de produção;(...)
d) Propriedade pública dos recursos naturais e de meios de produção, de acordo com o interesse colectivo;
e) Planeamento democrático do desenvolvimento económico e social;
f) Protecção do sector cooperativo e social de propriedade dos meios de produção;

Artigo 81.º(Incumbências prioritárias do Estado)
Incumbe prioritariamente ao Estado no âmbito económico e social: (....)
g) Eliminar os latifúndios e reordenar o minifúndio; (...)
i) Criar os instrumentos jurídicos e técnicos necessários ao planeamento democrático do desenvolvimento económico e social;(...)

Artigo 82.º(Sectores de propriedade dos meios de produção)
1. É garantida a coexistência de três sectores de propriedade dos meios de produção.
2. O sector público é constituído pelos meios de produção cujas propriedade e gestão pertencem ao Estado ou a outras entidades públicas.
3. O sector privado é constituído pelos meios de produção cuja propriedade ou gestão pertence a pessoas singulares ou colectivas privadas, sem prejuízo do disposto no número seguinte. (...)

Artigo 83.º(Requisitos de apropriação pública)
A lei determina os meios e as formas de intervenção e de apropriação pública dos meios de produção, bem como os critérios de fixação da correspondente indemnização.

Artigo 88.º(Meios de produção em abandono)
1. Os meios de produção em abandono podem ser expropriados em condições a fixar pela lei, que terá em devida conta a situação específica da propriedade dos trabalhadores emigrantes.
2. Os meios de produção em abandono injustificado podem ainda ser objecto de arrendamento ou de concessão de exploração compulsivos, em condições a fixar por lei.

Artigo 89.º(Participação dos trabalhadores na gestão)
Nas unidades de produção do sector público é assegurada uma participação efectiva dos trabalhadores na respectiva gestão.


EM EXIBIÇÃO, NUM PAÍS PERTO DE SI ...

6 comentários:

fritzthegermandog disse...

SINOPSE
“O Abril que Chateia” é uma super-produção omnipresente em sucessivos actos, de inspiração social-democratizante, sobre a vida colectiva e as opções políticas que persistem até à náusea e que se encontra em permanente exibição no Portugal de ontem e de hoje, aonde quer que se vá, aonde quer que se esteja, e que perante o sucesso que foi obtendo ao longo dos últimos trinta anos (apesar das alterações na sua estrutura dramática) teve a necessidade de ser levada a cena com diversos e diferentes protagonistas nos papeis principais: antónio de spínola, costa gomes, ramalho eanes, mário soares e jorge sampaio (no papel de pr), vasco gonçalves, pinheiro de azevedo, mário soares pintassilgo, sá carneiro, pinto balsemão, mota pinto, cavaco silva, guterres, durão e socrates (no papel de p-m). A sua anunciada continuação (apesar do seu decrescente sucesso) terá agora, ao que tudo indica, como principal protagonista (pr), aníbal cavaco silva, que anteriormente teve ocasião de nela tomar parte durante um período significativo da sua exibição, no papel de p-m, tendo nessa ocasião, jurado fidelidade aos ideais e propósitos constitucionais (sucesso garantido, portanto).
A Fritz der Deutsher Hund – Produktionen, não espera outra coisa senão o sucesso da presente (e enésima) versão de “O Abril que Chateia” (pelo menos assim o indicam todos os estudos de opinião) enquanto prepara a sua próxima produção independente que se entitulará “Clube Beretta 2000 – a carnificina dos pais natal” que se encontra em fase montagem em estúdio e que conta nos principais papeis com quim barbeiro, biela, razz, alfredo tijuca e constantino da conceição (a.k.a. tinosão) contando a banda sonora com a participação especial dos White Stripes. (look at the trailer at http://feirafranca.blogspot.com/2006/01/o-meu-clube-beretta.html)
A Fritz der Deutsher Hund – Produktionen, estuda de igual modo e em parceira com naifa – artistas unidos produções, a concretização de um projecto cinematográfico antigo e para já designado por “arsénico no bacalhau deles!” e que conta a história macabra de golpes palacianos e assassínios em série, idealizados e levados a cabo por uma sociedade secreta com profundas e estranhas ligações ao mar do norte, assassínios que sempre aconteceriam quando as vítimas (invariavelmente, personagens de quem já não se podia ouvir falar) se degustavam com uma das 360 ou 380 formas de cozinhar bacalhau. “Arsénico no bacalhau deles!” além de thriller político-psicológico e macabro, constituirá um importante repositório cultural, sobre a riqueza gastronómica do bacalhau em terras lusitanas.

ASP disse...

Não se esqueceu do Santana?

ASP disse...

Não se esqueceu do Santana?

amf disse...

Sim, cadê o Santana?

O seu a seu dono.
Até porque melhor actor não há...

fritzthegermandog disse...

Santana encontra-se presentemente embarcado no mar do norte, a bordo do bacalhoeiro "trinitá" aonde, evidentemente, se dedica à pesca do bacalhau, inteirando-se do respectivo processo produtivo. Esse facto deriva directamente de ter recebido da Fritz&Naifa - Produções um convite para protagonizar o filme "Arsénico no bacalhau deles!" e de ser um ferveroso adepto do "método" da Actor´s Studio de Nova York (foi aliás o uso exaustivo desse mesmo método de interpretação dramática, que ainda recentemente, o notabilizou na interpretação do papel de primeiro-ministro de Portugal). Em consequência dessa mesma sua devoção ao "método" de stanislavski, está ainda previsto que Santana frequente durante um período de tempo a determinar, as cozinhas de alguns dos restaurantes e snak-bar do barreiro e da baixa-da-banheira, aonde tomará contacto com algumas das versões mais oleosas e mais "gore" da confecção culinária.
Os produtores de "Arsénico no bacalhau deles!" acrescentam ainda que,efectivamente, bacalhau, será a única coisa a que Santana conseguirá pôr o dente estando ainda e de momento afastada a possibilidade de rodar qualquer cena nas discotecas famosas de Lisboa como sejam o Kremelim ou a Kapital!

fritzthegermandog disse...

Os produtores de "arsénico no bacalhau deles!" esclarecem ainda que, por um equívoco lamentável e já depois de ter sido contactado para protagonizar o filme em referência (que como já foi dito, conta a história macabra de golpes palacianos e assassínios em série, idealizados e levados a cabo por uma sociedade secreta com profundas e estranhas ligações ao mar do norte, assassínios que sempre aconteceriam quando as vítimas se degustavam com uma das 360 ou 380 formas de cozinhar bacalhau)Santana Lopes conseguiu, efectivamente, assumir durante um determinado período de tempo e como simples preparação para "Arsénico no bacalhau deles!" os destinos do governo de Portugal, tendo inclusivamente e graças à sua excelência dramática, enganado o PR Jorge Sampaio, que contudo, alertado pelos produtores Fritz&Naifa da pura encenação que ia decorrendo (magnífica, de resto!) teve posteriormente o cuidado de igualmente encenar a demissão de Santana Lopes.
Por isso esclarece a Fritz&Naifa produções que, para todos os efeitos, Santana Lopes nunca foi primeiro-ministro de Portugal. Os produtores de "Arsénico no Bacalhau deles!" estudam aliás a possibilidade de na futura edição em DVD, disponibilizarem um pequeno documentário sobre o sucedido, aonde revelarão imagens inéditas de Santana num "menáge a trois" a caminho de mais uma orgia em Paris, no Falcon do governo, vangloriando-se do seu exercício dramático perante todo um país!
Uma verdadeira bomba!