segunda-feira, 11 de setembro de 2006

ECONOMIA GLOBAL

Da forma que tudo acontece neste nosso pequeno mundo, nomeadamente em termos económicos, fica a pergunta:

"O QUE É UM PAIS HOJE EM DIA?"

8 comentários:

fritzthegermandog disse...

Caro amf,

se restringirmos aquilo que um país pode ser à sua vertente económica, efectivamente, um país pode ser muito pouco. Agora se alargar a sua perspectiva para lá da economia e a ela juntar, território, história, cultura, língua, raça, política, compromissos e organizações internacionais, por exemplo, um país pode ser muita coisa! A não ser que a sua abordagem passe a ser marxista - o que manifestamente muito duvido que aconteça - e considere a economia o elemento único a partir do qual se edifica a superestrutura, considerando que qualquer modificação no elemento infra (elemento económico) determinará todo o restante.
O problema é que a realidade não é compatível com tais simplificações!

amf disse...

Caro Fritz,

Aproveitando as suas palavras neste comentário e também no post posterior sobre o 11/09, duma coisa podemos ter todos a certeza, pelo menos eu tenho, é que todas as decisoes sao tomadas com base em pressupostos económicos.
Todo o nosso mundo é um negócio.

Nota: quando refiro "todas as decisoes", refiro-me a decisoes políticas, ou seja, aquelas que, mesmo nao querendo, interferem com a nossa vida.

lololinhazinha disse...

Futuramente o conceito de país será meramente geográfico. Não me parece que daqui a cem anos resistam grandes diferenças culturais, linguisticas ou étnicas. Cá por mim, que não vejo nada de muito mau na globalização, ainda bem!

fritzthegermandog disse...

caro amf:

efectivamente, não ignoro a importância da economia em muitas das decisões, sejam elas pessoais, sejam nacionais. A economia é dinâmica, assim como o é a história, ou a língua. Serão entidades que estão de tal modo impregnadas naquilo que somos que muitas vezes não nos apercebemos da respectiva importância.
O motivo do meu comentário prende-se antes com a ideia com que fiquei e que corresponderá àquilo que o amf pensa, de que hoje, as entidades nacionais se dissolvem naquilo que hoje chamamos economia global. Mas se tal hoje corresponde à verdade em termos económicos e a ideia de país nesse único prisma, poder sair fragilizada, pelo contrário, outros aspectos poderão reforçar essa tal identidade nacional em tão maus lençóis quando economicamente percebida. Veja-se o caso da língua: o português, sendo a 5ª língua mais falada do mundo é igualmente aquela que mais possibilidades tem de expandir o número de falantes e para isso basta pensarmos nos gigantes territoriais que são o Brasil, Angola ou Moçambique. E tal, ao contrário da economia, constituirá um aspecto em que a identidade portuguesa e a comunidade de estados que partilha aspectos comuns poderá sair reforçada, apesar da respectiva dissolução da identidade económica, na economia global.

amf disse...

Caro Fritz,

Nao querendo diminuir a nossa lingua, o Portugues será, na melhor das hipóteses, a sétima lingua mais falada no mundo.
Pela frente terá o Ingles, Espanhol, Mandarim, Hindi, Arábico, Russo.

Nao esquecer que China e India, no conjunto, representam 1/3 da populacao mundial.

fritzthegermandog disse...

Caro amf,

presentemente, somos 225 milhões de falantes no mundo. A Rússia tem 145 milhões de habitantes e não estou a ver muitos outros a falar russo que não os russos (no industão falam o correspondente linguístico daquele território, no daguestão há uma panóplia de línguas, todas objecto de protecção constitucional e na Ossetia do Norte, falam o que creio poder designar por osseto). O Portugês atrás do inglês e do espanhol, seguramente. Do Árabe duvido. Porque como sabe, o Irão é persa, a tunísia, o marrocos e a argélia falam além do árabe, o francês, o espanhol e o berbere o que implica que o árabe seja apenas a língua oficial e não a única. Na turquia falam o turco, implicando que todos os outros países juntos que falem árabe não sejam 225 milhões.
Por último a questão com o Hindi, é que sendo a língua oficial da India, juntamente com o Inglês, convive com 17 outras línguas, da qual o português faz parte!
De qualquer modo, não foi eu que me lembrei de dizer que o português será a 5ª lingua mais falada do mundo, esse dado creio corresponder a informação veiculada internacionalmente. De qualquer modo é seguramente mais falada do que o francês.
A questão muitas das vezes é que nem nós mesmos, os portugueses, nos lembramos do facto, com a péssima mania de sempre nos reduzirmos ao quadrilátero original....

fritzthegermandog disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
fritzthegermandog disse...

acresce que, sendo a população

Brasil: 185 milhões
Moçambique: 20 milhões
Angola: 17 milhões
Portugal: 10 milhões
Guiné-Bissau: 1,6 milhões

e considerando que os três primeiros países sejam portadores de potencialidades de desenvolvimento absolutamente estrondosas, poucas dúvidas restarão que, efectivamente, o português será uma das línguas do mundo que mais hipóteses têm de ver o respectivo mercado alargar-se. Tomara que a economia os ajude!