segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Postal

Mar Adriatico, 11 de Setembro de 2006

Caros amigos,

É a caminho da ilha de Korčula que vos escrevo. Oitavo dia de viagem. Os dias tem sido bastante agitados e por isso nao escrevi mais cedo. (peco desculpa pela acentuacao e alguns erros ortograficos derivados destes teclados croatas). Em vez de postia envio um post. Eu sei que nao e tao pessoal mas e mais rapido e pratico. Para mais tarde ficam prometidas algumas fotos (mais de 1000).

Depois da soturna Zagreb, mais escura que o Parque do Rossio, partimos para a Eslovenia - Ljubljana e Postojna. Ljublana ficou aquem das elevadas expectativas que tinha e os empregados da restauracao em geral eram tao simpaticos como os do Alpina. Postojna visitamos umas extensas grutas do genero das grutas do castelo, mas as estalactites e estagmites da ultima parecem mais reais e penso que terao crescido bastante mais depressa. Disseram-me que em Postojna uma estalagmite demora 10 anos a crescer 1 mm.

De regresso a Croacia, contavamos apanhar um Ferry em Rijeka que nos levasse a Dubrovnick. A informacao da internet da Jadrolinija - Companhia de Ferries da Croacia - e tao fiavel como as previsoes para a conclusao do saneamento basico no concelho da Feira. Perante a perspectiva de 2 dias a espera de um Ferry, mandamo-nos para Pula, local onde ja tinha feito uns dias de praia numa outra viagem. Voltei a mesma pousada que mantinha o mar no exacto mesmo local- a 5 metros da pousada. O unico defeito da praia de aguas quentes e transparentes sao os calhaus. O que custa a entrar e sair daquele mar!!! Com mais ligeireza entro e saio da Cafetaria num sabado a noite.

Ao sair do Ferry fomos abordados por uma multidao (fez-me lembrar as ordes de gente da vigame medieval). Parece que todos os habitantes de Dubrovnik tem um quarto para alugar. Furamos a multidao como se estivessemos na Viagem - 3 cotoveladas, duas pisadelas e voila. Tal como quem escolhe a barraca para jantar, escolhemos o local para pernoitar atraves de referencias. Ha falta do Academico da Feira ou do Orfeao optamos pelos Rooms, Zimmer, Sobe SILVA que diziam ser recomendados pela Lonely Planet.

Dubrovnick e uma especie de Obidos (ok, admito que falhei mas nao era uma comparacao facil). Os edificios sao um pouco maiores e mais antigos e as estradas em calcario dao a sensacao de caminharmos num chao de cozinha por serem claras, brilhantes e escorregadias. Ah, aquilo deve ser facil de limpar, ao contrario da pedra que usamos nas ruas da feira sem transito (agora consegui!).Apesar da infeliz comparacao que fiz com o chao de cozinha, as estradas remetem-nos para estorias de cavaleiros e princesas, conquistas e descobertas.
Korčula ja esta a vista e o postal longo.

Ate breve
El Torero (e La Torina) on Tour

1 comentário:

fritzthegermandog disse...

Caríssimo torero,

não sei qual o meio em que se desloca, ou deslocou até dubrovnik (presumo que de carro ou comboio). Mas, realmente, não há nada como perorrer quilómetros e apreciar diferentes paisagens durante o Verão, fazer pausas prolongadas em diferentes cidades e outros pontos de interesse, absorver culturas e lugares! Felicito-lhe a escolha e faça bom proveito dela.

abraço e cumprimentos à torina.