sexta-feira, 22 de setembro de 2006

the world is a vampire


Será que a lagosta sofre na panela de água a ferver?
Estudo diz que não.
Um estudo recente vem demonstrar que as lagostas, bem como outros crustáceos, não sentem dor quando colocados na panela com água a ferver. Resultados de uma investigação norueguesa ajudam a aliviar o sentimento de culpa daqueles que atiram uma lagosta ou outro crustáceo, ainda com vida, para dentro de uma panela com água a ferver. Segundo investigadores da Universidade de Oslo estes invertebrados não sentem dor.
Aquelas reacções dramáticas que estes animais têm ao serem mergulhados em água quente são simples mecanismos de escape, e não uma resposta consciente ou indicação de dor, garantem os autores do trabalho. «As lagostas têm alguma capacidade de aprendizagem, mas não se pode afirmar que sejam capazes de sentir dor», conclui o documento.
O estudo* da Universidade de Oslo admite serem necessários mais estudos sobre o tema, lembrando que as conclusões sobre a “cozedura indolor” são preliminares.
*financiado pelo governo norueguês, com o principal objectivo de determinar se os invertebrados devem ser incluídos na legislação de bem-estar dos animais e defender a indústria da pesca contra os activistas que lutam pelos direitos dos animais.

2 comentários:

lololinhazinha disse...

Com, ou sem dor, desde já anuncio que vou continuar a consumir. Além disso, confesso que gosto destes estudos meio parvos que viciam as conclusões de propósito para que possamos apaziguar as nossas consciências. Resta saber se isto é um estudo "australiano" inventado pela Naifa para nos estragar a próxima mariscada com o remorso do possível sofrimento da lagosta, ou se, realmente, a Noruega anda preocupada com este problema. E o caracol? será que sofre?

ASP disse...

Excelente!

Suada ... quanto mais ... melhor!