sexta-feira, 22 de setembro de 2006

PARA REFLECTIR

Os accionistas sao estúpidos e impertinentes.
Estúpidos porque dao o seu dinheiro a alguém que nao conhecem e sem nenhum controle efectivo sobre o que essa pessoa faz com ele, e impertinentes porque depois exigem dividendos como recompensa pela sua estupidez.

10 comentários:

fritzthegermandog disse...

caro amf:

há-de reconhecer que alguns dividendos, compensam a estupidez....

Framboesa disse...

O próprio valor de qualquer moeda é necessáriamente especulativo, daí que as mais valias transacionais só o sejam no sistema de referência. Daqui deduzo que o investimento bolsista, enquanto especulativo, não é mais estúpido do que o valor que damos ao dinheiro.

naifa disse...

O accionista "dá" dinheiro a quem não conhece porque essa decisão corresponde à mais acertada se tivermos em conta a informação de que ele dispõe. Se dá o dinheiro a A e não aforra ou gasta em x, é porque dar dinheiro a A é a melhor alternativa possível, que lhe vai permitir ter a utilização mais eficiente desse recurso de que dispõe.
Portanto, o accionista não é estúpido e, no caso de as circunstâncias se alterarem, ele sempre pode dar outra utilização ao seu dinheiro, mas essa já é uma nova decisão, para a qual dispõe de informação que não dispunha aquando da primeira. Essa nova decisão há-de ser, também ela, eficiente porque corresponderá a uma escolha o mais racional possível.

Em termos simplistas, o dividendo será a remuneração, o "prémio", a perspectiva de futuro que também influencia o accionista na tomada de decisão de investimento que tentei explicar acima. Por outro lado, noutra perspectiva e de certo modo, é também a compensação
do risco assumido pelo accionista quando decide não deixar o seu dinheiro no colchão.

JAM...?

lololinhazinha disse...

Estúpida sou eu que ainda não consegui arranjar dinheiro para investir em acções!

amf disse...

Também estou á espera dele...

naifa disse...

Caro AMF:

"Também estou à espera dele..."

De? Do $$$ ou do JAM?

El Torero disse...

Constou que o JAM ganhou tanto dinheiro com a Eléctrica Nacional que tirou um ano para viajar.

A última vez que foi visto foi na Amazónia.

JAM disse...

E não é que têm aqui computadores... e net também!!!

O investimento em acções não é estúpido, desde que se saiba o que se está a fazer, como qualquer outro investimento ou aplicação. Do ponto de vista da empresa o mercado de capitais é mais um meio destas se financiarem, seja por aumentos de capital (especialidade do BCP), seja por empréstimos obrigacionistas (famosa vontade de Vale e Azevedo enquanto presidente do slb). Do ponto de vista do investidor, a aplicação pode ter interesses estratégicos, que visam, a título de exemplo, ter assento no Conselho de Administração da cotada, ou interesses meramente especulativos.
O investidores “estúpidos”, a que o AMF se refere, a par com os particulares e institucionais especulativos, só se podem encontrar no segundo grupo. No entanto não devemos menosprezar o papel destes, pois conferem ao mercado uma característica fundamental – Liquidez.

O pagamento de dividendos é, objectivamente, uma remuneração aos accionistas. Sinceramente não é algo que me mova, até porque, o preço da acção irá reflectir a saída de capital inerente ao dividendo distribuído, ou seja, ganha na remuneração, mas perde no preço. No entanto, para muitos, há uma poupança fiscal na tributação dos dividendos, que interessa aproveitar. Como a naifa refere, é um problema que compete avaliar a cada um, ou seja, qual o custo de oportunidade de cada negócio e que tipo de risco queremos assumir. Se não quisermos assumir nenhum, nem o depósito a prazo está isento. Afinal, os bancos também vão à falência! Se não quiser correr riscos, invista em obrigações do tesouro, emitidas por um estado que tenha rating AAA+, de preferência.

O controlo sobre o que fazem com o dinheiro é sempre irrelevante, afinal ninguém controla o seu investimento num depósito a prazo. Penso que ninguém sabe onde o banco está a aplicar o dinheiro, e se o está a fazer bem!
Convém referir que os interesses dos denominado “pequenos accionistas” são sempre representados nas assembleias de accionistas. Quem for accionista poderá delegar os seus direitos nestes seus representantes. Ou pode mesmo se convidado. Por exemplo, no caso da BCP, em 2005, bastava ter 1.000 acções,para poder estar presente, sendo que, cada 1.000, davam direito a 1 voto. É claro que não se ia lá fazer nada, a não ser estar entre milionários e beber uns copos. Por outro lado, para quem optasse por não ir, pelo menos ficou com um autógrafo do Jardim Gonçalves na convocatória.

A “estupidez” só pode resultar de falta de informação, e esta, do desinteresse do investidor em a obter. Mas isso é um problema que até num simples depósito a prazo, se pode verificar.

Já agora, pergunto ao caríssimo Torero, se há alguma relação ente os seus investimentos e a ida à Croácia?

Um abraço

El Torero disse...

Informação ao Mercado:

Todas as notícias que têm sido veiculadas nos meios de comunicação virtuais relativas a insinuações sobre os meus investimentos e a minha viagem ao Dubai são totalemente falsas. Essas pessoas pretendem apenas desviar as atenções de processos menos claros em que essas mesmas pessoas são protagonistas.

Informo também que ainda aguardo o momento ideal para realizar mais valias na bolsa de valores. Sim, eu sou um dos estupidos pequenos accionistas deste país. Tenho pouca informação e não a procuro afincadamente. Jogo por feeling. E ganho um pouco mais do que se tivesse o dinheiro "parado" no banco. E às vezes também perco $$$. Mas o que perco compenso em emoção. E acho que a aleatoriedade associada ao mercado é menor do que as apostas na primeira liga do Bet and Win. Mas é apenas a minha humilde opinião.

ASP disse...

Caro AMF:
Preciso falar contigo.