sábado, 22 de outubro de 2005

APU

Há terminologias/siglas que nunca se esquecem e esta é de certeza uma delas.
Os mais jovens leitores deste blog podem não recordar, ou mesmo desconhecer mas, APU, foi uma das siglas mais mediáticas da política portuguesa, no início da década de 80.
APU, stands for: “Aliança Povo Unido” (não se esqueçam do símbolo gráfico acoplado, dos três anéis unidos) representativo da coligação do Partido Comunista Português (PC) com o Movimento Democrático Português (MDP). Uma sigla desaparecida em 1988, com o surgimento de uma nova coligação do PC, desta feita com o partido ecologista “os Verdes” (PEV). Surgia assim a actual CDU: Coligação Democrática Unitária.
É com saudade que recordo os tempos de miúdo, em que o nome APU suscitava na miudagem uns risos marotos. Enfim, uma época em que não havia computadores, nem televisão a cores para distrair a malta mais nova.
Como curiosidade e a fazer jus ao dito: “Nada se perde, tudo se transforma”, a sigla foi adoptada pela Associação Portuguesa de Urologia.


Espero… ou pelo menos quero acreditar, que este post acabe por elucidar uma dúvida que assolava as cabeças de muitos jovens que, vendo esta inscrição nos muros deste país, tinham medo de perguntar aos pais o seu significado!

Sem comentários: