sexta-feira, 21 de outubro de 2005

... PROVOCAÇÕES.

Cavaco está um homem novo.
Soares é um homem velho.

7 comentários:

Inquietação disse...

Será que o nevoeiro impedirá muita gente de abrir os olhos???

Abre os olhos - sponsered by Faustino

fritzthegermandog disse...

Caríssimo asp,

o problema de soares vs. cavaco - ou cavaco vs. soares, não vá ferir-se susceptibilidades - não é seguramente um problema de quem é mais velho ou mais novo.

O problema que particularmente me assusta é constatar que, abaixo de determinada geração política - aquela que surge no pós-25 de Abril - nenhuma outra existe em perspectiva. E esse é o drama fundamental que resulta do confronto zombie cavaco vs. dinaussauro mário. Há evidentemente diferenças de estilo, de um ou outro aspecto ideológico, mas um aspecto comum a ambos: serem o máxímo simbólico e prestigiante que cada um dos respectivos partidos tem para oferecer, partidos esses que partilham largas responsabilidades numa visão unívoca e hoje, absolutamente retrógrada, de conceber o Estado e a Sociedade portuguesa no pós-25 de Abril. A título de exemplo: "o socialismo personalista exige o permanente repeito pelas dimensões essenciais da personalidade humana (...). para atingir esse obejctivo o Estado terá concerteza de se apropriar dos sectores chave da economia." - extrato da declaração de voto apresentada pelo PSD na aprovação do artigo 9º da Constituição de 76 sobre as tarefas essenciais do estado.
Destrinçar até 1989 a base ideológica assente na presente declaração daquela outra perfilhada pelo PS era tarefa condenada ao fracasso, pelas razões óbvias: a base ideológica era e é idêntica!

É nessa medida, com algum asco, que assisto a este vitual conflito entre esquerda vs. direita, quando claramente aquilo que sempre foi disputado por ambos os partidos e pelas respectivas figuras de proa, ora presidenciáveis,
foi o centro, pois sempre ambos concordaram em juridicamente e constitucionalmente manter este sorvedouro de dinheiro que nos valerá a ruína, que é o actual estado português, para benefício das respectivas cliques partidárias (estas um verdadeiro pavor!).

É por isso que cada vez mais, dou por mim a suspirar pela monarquia.

ASP disse...

Meu Caro Amigo:
Com a devida vénia, entendo que a chamada política «geracional» é um «flopp»!

ASP disse...

Em tempo: considera mesmo que Soares e Cavaco são ideologicamente idênticos?
Veja os percursos e tomadas de posição de um e outro nos últimos dez anos ...

fritzthegermandog disse...

Liebler asp:

se a questão geracional, não chega a ser uma questão, então muito menos deriva importância do facto de "soares é um homem velho, cavaco é um homem novo". Contudo, para o liebler asp, isso é - ou era - assunto relevante (se não não teria postado nesses mesmos termos) razão pela qual não se compreende que posteriormente afirme que a questão geracional seja um flop! Por favor explique-se...

ASP disse...

Meu Caro Amigo:
Como o próprio título do «post» indica, trata-se de uma provocação, destinada a motivar o debate e confronto de opiniões ... objectivo esse que, diga-se, parece estar a resultar!
Apenas uma pequena chamada de atenção, dentro da mesma lógica da minha intervenção: se reparar, eu não digo que Cavaco é um homem novo ... digo, isso sim, que Cavaco está um homem novo!
Abraço!

fritzthegermandog disse...

Caríssimo asp:

A análise da identidade ideológica que possa existir entre cavaco e soares, daria certamente uma tese de doutoramento. Evidentemente que, sendo assunto deveras interessante (seria quase como ir à raiz das opções políticas feitas no Portugal do pós-25 de Abril)o mesmo não caberá no presente commment. De qualquer forma e para contributo de um debate que daqui possa surgir julgo pertinente avançar no seguinte:

1. É evidente que no que respeita ao percurso ideológico assumido por cavaco e soares existem diferenças - eles não possuem uma relação criador vs. criatura. A Social-Democracia de ambos parte de influências diferentes. Aliás lembro desde já o facto de Mário soares ter chegado a pertencer aos quadros do Partido Comunista Português, antes de com ele entrar em rotura.

Acho que devemos considerar sobretudo as grandes linhas de actuação, e aí encontro desde logo similitudes: ambos possuem uma visão Keynesiana do Estado e da Economia, o que faz naturalmente deles, sociais-democratas progressistas, para quem o Estado sempre terá um papel económico fundamental, situação que de resto, não nos deve merecer espanto, considerando que ambos prezam a coerência.

2. Nessa medida, quanto comparam Cavaco a Margaret Tatcher, eu solto gargalhadas sonoras. Tatcher pura e simplesmente desfez toda a presença e intervenção estadual no mercado (que os trabalhistas tão arduamente construiram no pós-guerra) e entregou tudo a privados. Não sobrou uma só pedra.
Tatcher foi a primeira na europa (pinochet teve essa visão 10 anos antes)a perseguir uma visão verdadeiramente liberal da economia
asssente no controlo rigoroso do fluxo monetário (e que agora nos aperta e de que maneira o cinto) e onde nenhum espaço haveria para o Estado, enquanto agente económico.
Aliás, se exemplo ilustrativo existe para a visão filosófica e política de Tatcher (assente no individualismo frenético) cite-se o seguinte: quando perguntada sobre as reacções que iria desencadear na sociedade britânica com o desmantelamento do estado keynesiano, ela simplesmente respondeu: sociedade? que sociedade? isso existe?
Agora diga-me libler asp, aonde é que o sr. cavaco encaixa ideológicamente? nos conservadores? no neoliberalismo económico? Que sector estruturante entregou o sr. cavaco à livre economia e à iniciativa privada? a saúde? a educação? a segurança social? a cultura? eu diria antes que arruinou a nossa agricultura e as nossa pesca.

É evidente que haverá um lado mais pragmático em Cavaco do que em Soares. Mas um homem com a estrutura e o saber de Cavaco sabe que o pragmatismo não se faz sem um enquadramento ideológico e esse é claramente social-democrata de inspiração nórdica, ao contrário de soares, de inspiração francesa assente no seu jacobinismo revolucionário.