quinta-feira, 20 de abril de 2006

os diários de chalana


"... sim amigo, eu permanecerei um ícone, uma referência. Ainda que jogando, empenhando-nos de encarnado, correndo com os braços abertos, os punhos fechados, controlando a bola, sujeitando-nos ao risco de por amor ao clube, trilhar os tomates em calções curtos e cintados, não houve finta que inventássem, pítons de alumínio que chegassem para apagar ou esmorecer esta memória. É a composição estética da minha aparência, o empenho artístico que nela pus, que me garante ainda puder encher estádios, os salões da televisão no canal memória. Há bigodes que sempre duram e que o eterno não desfaz ....".


In "Os Diários de Chalana" volume V (1975/1976)
edição Câmara Municipal do Barreiro

5 comentários:

JAM disse...

Caro Fritz,

Aqui está aquilo que se pode considerar um jovem com bom aspecto!

Noto que a fotografia foi tirada por um bom fotografo. Há muita fotografia do Chalana, em que o nariz aparece em primeiro plano e a cara, um pouco desfocada, em segundo.

Assim se explica a razão da maior parte das fotografias do jogador, se tirarem de perfil.

Muito bom!

naifa disse...

Tendo em conta o facto de o sol estar a dar-lhe de lado, não percebo o franzir dos olhos.
A não ser que seja sintoma de uma grande soneira (realmente, caro Jam, se a foto fosse melhor poderíamos comprovar a minha tese através da constatação das pestanas coladas umas às outras com remela).

Não posso deixar de notar, ainda, o fio de fora - um must supé fashion.

amf disse...

Este homem foi um senhor.
Mas, houve um tempo (não o da fotografia), em que o senhor jogador usava uns belos cabelos compridos.
A condizer com a bigodaça.

fritzthegermandog disse...

Caro/a mirone:

Por favor, não se revele tão ácida! Este senhor, é o senhor chalana e havia de ver como lhe ficava bem a cabeleira comprida. Qual palito, qual unha comprida! Isso é para as casas de fado e para as boites do "bas-fond" lisboeta. Nesses sítios de facada e da ginginha cheirando a tragédia de bairro alto, o chalana, o príncipe do barreiro, passava seguramente por ser um homem distinto e de fino corte estético (não aparecesse ele de chuteiras e calção curto!). Tenho dito!

Caro amf,

se apanhar algumas fotografias do chalana com farta cabeleira, faça-nos o favor de imediatamente a publicar, uma vez que infelismente, não localizei nenhuma! Agradecido.

Anónimo disse...

Tomara voces terem um décimo do seu génio...se o génio se medisse pelo aspecto...lol

Foi um senhor pois foi, de cabelo grande ou com bigode...levou muita pancada. Era do tempo em que as pessoas eram mais humildes e mesmo sem ter grande cultura ou habilitações literárias, dava umas entrevistas...iguais às que hoje os Ronaldos dão...só que com menos arrogância. Não era do tempo dos"pintas da merda do nosso futebolzinho de merda que nem estádios enche...no tempo dele enchiam-se estádios.

Tomara muitos de hoje lhe chegarem aos calcanhares, com brinco ou sem brinco...