terça-feira, 11 de abril de 2006

SALVEM OS PEDINTES!

Todos os dias da semana, para ir trabalhar, perco sensivelmente 15 a 20 minutos nuns semáforos do Porto. São tempos mortos em que a maior parte dos automobilistas aproveita para pensar na sua vida, no dia que vai ter pela frente, mulher, filhos, e em que eu aproveito para recordar a cama quentinha que deixei e que já faz parte das boas recordações do dia. No entanto, ultimamente esses momentos tão introspectivos na vida de um automobilista, têm sido sistematicamente interrompidos por um sem número de iniciativas, que nos vão confrangendo à medida que nos aproximamos dos semáforos. No meio das duas filas de trânsito que se formam, deambulam vários indivíduos, que nos 2/3 minutos que o semáforo demora a mudar, massacram os automobilistas, com os mais diversos pedidos e/ou ofertas, a maior parte destas, infrutíferas. Tome-se por exemplo a passada sexta-feira: contabilizei dois indivíduos a entregar os jornais gratuitos do costume, mais uns cinco a distribuir panfletos dum empreendimento qualquer (dois a abanar umas bandeiras; outros dois a distribuir os panfletos e mais um a fotografar aquela cena toda). Mais! Não sendo o quadro suficientemente confuso, ainda lá estavam os bombeiros a vender rifas a 25€ cada. Completamente surreal!
Sendo estes locais, o espaço óbvio para os tradicionais pedintes, assisto à destruição do “ecossistema” deste grupo social. Afinal, todo o nicho de mercado ou espaço, por mais ridículo que possa parecer, tem de ser aproveitado!

Fico com saudade dos tempos em que éramos importunados pelos pedintes! Com esses, pelo menos sabíamos ao que vinham…

3 comentários:

fritzthegermandog disse...

Caro jam,

partilho da sua indignação! contudo não sei se tem reparado, que mesmo os pedintes genuínos, já oferecem brindes como contrapartida da moeda de 50 cêntimos que dispense. No outro dia, apercebendo-me nuns semáforos que alguém ia abordando os automóveis trazendo nos braços algo que me pareciam panfletos publicitários, abri a janela do meu carro para ser simpático a quem trabalhava - julgava eu! - e sou surpreendido com uma daquelas árvores de cheiro para pendurar no retrovisor ao qual estava agrafado um pedido de ajuda: "... estou desempregado, tenho filhos etc...". Não é que o automóvel que conduzo cheire mal, mas lá fiquei com o desodorizante por troca com uma moeda de 50 cêntimos....

JAM disse...

Caríssimos,

O pedinte vanguardista de quem o/a mirone fala, já se reposicionou no mercado, de certeza que não o apanho por lá.
O amigo Fritz fala de uma outra situação que também faz parte, de há 2/3 meses para cá, do dia-a-dia no posto de venda dos semáforos. Eu próprio já fui enganado, mas devolvi a árvore!
Em relação ao que a Margot diz, em boa verdade, não "invisto" nessas aplicações de altíssimo risco. O que era mais simples era só ter de dizer não, a um!

naifa disse...

Para mim, são todos uns gatunos...