terça-feira, 28 de março de 2006

um parque, por favor

E no final de mais um ciclo invernal, lá chegou a Primavera. E com ela, a passarada, as flores, as rinites. O tão enigmático pó de lagarto... a simpática "hora de Verão".
Os feirenses, embora de forma tímida face às chuvadas que ainda para aí vem, vão começando a ganhar coragem para pôr o esqueleto a mexer - afinal, já não há-de faltar muito para poderem, de novo, ficar horas dentro do carro nas bichas para o Furadouro, onde desejam bronzear os seus corpos torneados pelo exercício! Daí a necessidade de (re)iniciar o plano que leram na Mulher Moderna.
Ora como o pessoal anda fraco de finanças com os Cetelem's, os Credifin's e os Cofidis' a queimar cada franjinha que sobra do salário, não há que enganar: mais uma despesa em ginásio, nem pensar!
Vamos, assim, começar a ver as ruas do burgo feirense cheias de caminhantes, verdadeiros peregrinos dos quilos a mais. Afinal, esteve frio e era mesmo necessário comer aquela quantidade toda de gordura e doces para aguentar a intempérie...
Agora, sinceramente, tenho pena destas pessoas.
Tenho pena porque já não bastava terem que explicar à vizinha do 1.º esquerdo que não se vai para o ginásio porque não se gosta de estar fechado (eufemismo para " 'tamos sem cheta, à beira da bancarrota "):
- têm que estar sujeitos a caminhar numa cidade onde não há arruamento sem buracos, guias partidas, calçada a desfazer-se (nas ruas que foram contempladas com passeios...).
- têm que se sujeitar a inspirar o CO dos automóveis.
- têm que ter cuidado para não serem colhidos nas artérias sem passeios...
Será que é muito pedir um PARQUE para Santa Maria da Feira?
Um sítio onde as pessoas pudessem fazer desporto "de graça", onde a canalha pudesse jogar à bola ou andar de bicicleta sem deixar os pais aterrorizados com a probabilidade de atropelamentos, onde os idosos pudessem estar a tarde toda na conversa?
Estou certa que não era pedir muito, não senhor!
Não precisava ser gigante, não precisava ter árvores exóticas, não precisava de ter grande equipamento (odeio a designação "mobiliário urbano"), não precisava de "ser melhor que o de ...".
Bastava ser um sítio agradável, limpo e seguro.
É só.

13 comentários:

JAM disse...

Bem verdade cara naifa,

Mais! Sugeria a construção de praças, que as únicas que temos, ou têm quase 100 anos, ou ficam nas traseiras dos prédios (à subúrbio)!

Gostei da expressão:

"...verdadeiros peregrinos dos quilos a mais."

naifa disse...

...ou ainda, as que temos são objecto de aberrantes evocações dos anfiteatros da Grécia Antiga, na sua versão betão + granito de 3.ª...

fritzthegermandog disse...

Cara naifa,

pelo estádio de "desenvolvimento" que a terra leva, creio que estaremos definitivamente condenados a caminhar no cimento, e a termos os escapes por companhia. As taxas de urbanização falam mais alto e gente a mais dedica-se à construção!

Marsupilami disse...

É certo que precisamos de mais coisas... é verdade! Mas e aquele espaço todo junto ao Orfeu? É certo que poderia ser mais completo... um baloiços para as crianças, e uma esplanad.. sei lá! Mas eu acho um local porreiro para passear!

morgaine disse...

Estou completamente de acordo com o marsupilami; o espaço junto ao Orfeu, Rossio e Picinas Municipais é espectacular e é "um sítio agradável, limpo e seguro"; para as caminhadas dos mais necessitados sugiro a zona envolvente do castelo, nomeadamente a subida e descida do acesso ao mesmo desde a matriz até ao castelo- uma óptima via orlada de árvores e com passeio.

cumprimentos

fritzthegermandog disse...

Caros marsupilami e morganine,

concordo convosco quando dizem da agradabilidade do espaço em frente ao Orfeu. Mas isso não é um parque! Quando muito é uma esplanada alargada. Não é nada que nos convide a fazer uma longa caminhada, pelo contrário, convida-nos mais a permanecer sentados (ao menos assim não se vê a porcaria que corre pelo Cáster!). O que penso estrá na ideia da naifa, será UM PARQUE!, não um espaço aberto (bonito, sem dúvida) mas semi desaproveitado como aquele junto ao ORFEU! A única coisa de semelhante a um parque que pelo concelho existirá serão a quinta do engenho novo e o quinta do castelo, mas exprimentem lá ir ao final do dia desacompanhados...

naifa disse...

Caros Marsupilami e Morgaine, é por isso que nada muda por aqui. As pessoas contentam-se com pouco.
É pena.

morgaine disse...

Desculpem, mas quando falaram em parque associei a uma área de m^2 e nunca a hectares; se bem que o espaço à frente do Orfeu não será bem uma esplanada pois tem mais espaço até à entrada para a mata e vai até onde ficaram a esplanada de verão e os "burrinhos-modelos" no ano passado. Actualmente até tem um circuito de manutenção, não será a nível olímpico mas sempre dá para aproveitar e desfrutar daquele espaço.

Foi o que depreendi das seguintes palavras:"Um sítio onde as pessoas pudessem fazer desporto "de graça", onde a canalha pudesse jogar à bola ou andar de bicicleta sem deixar os pais aterrorizados com a probabilidade de atropelamentos, onde os idosos pudessem estar a tarde toda na conversa?
Estou certa que não era pedir muito, não senhor!
Não precisava ser gigante, não precisava ter árvores exóticas, não precisava de ter grande equipamento (odeio a designação "mobiliário urbano"), não precisava de "ser melhor que o de ...".
Bastava ser um sítio agradável, limpo e seguro."

Ora, tudo isto é possível fazer na zona envolvente do castelo onde insiro também o espaço a que chamam de esplanada.


cumpimentos

Marsupilami disse...

Caros naifa, e caro fritz: contentar com pouco? nops...
apenas acho que existe um "pequeno" local onde podemos dar uma caminhadita, mas sou de acordo que deve ser feito mais... mas porquê nao apreoveitar o que se tem e ajustar ao que se quer? é preciso mais coisas claro! por exemplo segurança... era preciso ligar esse espaço com a castelo e sua quinta... já viram a dimensao que poderia ficar? isso sim concordo! juntar o espaço que falei com o espaço do castelo e sua quinta! nunc disse que tava satisfeito.. mas que sim se houvesse algumas mudanças poderia se aproveitar o que se tem...

naifa disse...

Ora cá estão umas atitudes mais proactivas... gostei das sugestões! Se ao menos tivesse uma varinha de condão...

Shrek disse...

convido os caríssimos a virem aqui a Mozelos... temos o parque do Murado...que em boa a hora a nossa Cambra nos ofereceu... tem parque infantil...e pista de manutenção...agua, luz e mesas para o repasto entre uma e outra actividade desportiva..para não "desengordurámos"
já me esquecia...e temos o curral, a quem muitos apelidam de pista de ski
Cumprimentos

amf disse...

Caro Shrek,

Além de tudo o que referiu, têm também um espaço agradável para jogar paint-ball, que por acaso já experimentei.
Espero é que o agradecimento à Cambra tenha sentido, já que o que fez há dias não tinha nenhum.
Cumprimentos.

Shrek disse...

Caro amf,

Lógico que tem sentido, pois se não fosse a Cambra a pagar a todos os proprietários, não haveria monte do Coteiro, ou conhecido também por monte do Murado (em Mozelos) que são imensos metros quadrados.
Como um ex director associativo, sei bem o que é ter ideias e não as poder concretizar por falta de verbas. Foi nesse sentido que agradeci há uns dias a Cambra. Embora não me custe nada reconhecer que desconhecia o funcionamento orgânico do festival.
Cumprimentos.