terça-feira, 4 de julho de 2006

the fourth of july


A primeira república democrática da história deveria ser igualmente objecto da nossa lembrança: a revolução americana cosntituí o marco histórico e político que define ainda a modernidade democrática dos nossos tempos e seguramente, dos tempos que se adivinham - a democracia sob uma constituição.

8 comentários:

Mary_lucifer disse...

Pois nos dia de hoje eu não conheço ditadores piores...dissimulados...

naifa disse...

...já cá faltava a teoria da conspiração crónica...

Marsupilami disse...

quem diz quando e como se faz guerra, que pura e simplesmente ignora a opinião de outros países que juntamente fazem parte de uma organização mundial, desrespeitando a propria organizaçao, isto é democracia?

lololinhazinha disse...

cara Mary lucifer,

Eu conheço, na actualidade, ditadores bem piores. Aqueles que nem sequer se dão ao trabalho de serem dissimulados!
A dissimulação é uma forma de respeito institucional.

fritzthegermandog disse...

Cara lúcifer,

que não concorde que a actual política externa desenvolvida pelos EUA após o 11 de Setembro, ainda vá que não vá... Agora catalogar como ditadura uma administração eleita pelo povo, num país como são os EUA em que todo e qualquer exercício de poder em nome desse mesmo povo é objecto de uma prévia eleição (governo, senadores, congressistas, júizes, polícia) no princípio simples do "to the people, by the people..." é que me parece manifestamente desfocado e sobretudo perigoso. Qualquer dia diz-me que os verdadeiros democratas são o destrabelhado do presidente iraniano, ou o maluco do Kim Jong Il. É preciso manter uma noção mínima do que são as realidades...

amf disse...

Não foi o nosso "amigo" Bernardino Soares, lider parlamentar do PCP, que há algum tempo atrás disse que a Coreia do Norte era um exemplo de democracia.

Tudo depende do conceito!!!

amf disse...

Caro marsupilami,

Uma organização onde 5 países têm direito de veto sobe todos os assuntos, é democracia?

fritzthegermandog disse...

caro amf,

ñão podia e não posso concordar mais consigo: o que verdadeiramente engana e torna tudo dissimulado é a grande maioria das pessoas acreditarem que a ONU é uma organização democrática. E como o amf logo demonstra, não o é e nunca o foi. Todo e qualquer país do mundo pode ser bem mais democrático que a ONU e toda a burocracia não eleita que arrasta. E permita-me caro amf, uma só precisão ao que disse anteriormente: é que não são 5 os países que podem vetar toda a matéria discutida. Basta um deles. Fica pois a pergunta: onde está a democracia? Na ONU não está em parte nenhuma!