sexta-feira, 4 de novembro de 2005

do verão na finlândia - reedição em setembro 08

Soube, caríssima Kimi, que as neves de Setembro caem já pela Lapónia. Em breve, a natureza, inevitável, lançará o seu manto de escuridão sobre esta minha cidade de Helsínquia e pelos próximos tempos, nela haveremos apenas de saborear, a gentil generosidade do sol, por seis pequenas e insignificantes horas – assim o permitam os agasalhos e os blusões de penas.

Sabes Kimi, ás vezes canso-me destes extremos e do rigor a que nos sujeita a nossa natureza e penso que o destino nos escolheu para existência, um lugar demasiado estúpido e insensível, aonde a nossa condição perecível não tem outro remédio senão desenvolver, vigilante, uma permanente luta contra a inclemência e a contrariedade.

Esta Finlândia bela mas apática, vazia, faz-me sonhar por uma terra de equilíbrio e de brandura, em que o inverno possa por vezes aparecer compreensivo e o Verão nos sorteie noites quentes e extensas, onde possamos simplesmente, existir e amar.

Escrevo-te do meu quarto, do meu apartamento, na companhia de toda a sofisticação, comodidade e design nórdico que nele existe, nesta minha Helsínquia cosmopolita, a quem em breve a natureza apagará as luzes e férreamente anseio, por um pouco mais de azul, um pouco mais da generosidade da luz, queimando-me a pele...

Kimi:

Haverá por aí algum Verão que conheças e que possamos, ardilosamente, roubar?

Teu, Niklas.

PS: o presente post foi orinariamente publicado no feirafranca por fritzthegermandog em novembro de 2005.

5 comentários:

amf disse...

Caro fritz,
Compreendo-o bem, como latino que é, mas deixe-me que lhe diga uma coisa: o sol não é tudo.

fritzthegermandog disse...

Caro amf:

Está de malas aviadas para a Finlândia?

ASP disse...

Caros Amigos:
A "culpa" deste acalorado debate Portugal vs. Finlândia é de Jorge Sampaio - o nosso "sereno" PR - que visitou aquela região nórdica e ficou encantado com o seu "modus vivendi"! Alguém que lhe faça as malas e que o "avie" para aquele "paraíso polar"!!!!

fritzthegermandog disse...

liebler asp:

este debate portugal vs. finlândia, constituí uma verdadeira goleada a nosso favor, apesar da nossa equipa jogar com menos 2 jogadores durante mais de 75 minutos, por causa da corrupção!
Os finlandeses são uns toscos!

amf disse...

Tal como o sol, o futebol não é tudo, apesar de neste nosso país, tal parecer.
Goleada?
A nosso favor?
Espero que sim, mas olhe que, se for por causa da corrupção, jogamos com dois a mais e não com dois a menos.
Nunca vi nenhum corrupto beneficiar o adversário.